[REPORT] - Final Report Kawa-Kami Virtual Version

Sumário
O projeto de residência artística começou com a aprendizagem e produção das peças de cerâmica, aulas orientadas pela artista e ceramista Miha Nakatani na oficina de cerâmica do Casarão do Chá e também na oficina da Casa da Cerâmica Nakatani, ambas localizadas na cidade de Mogi das Cruzes - SP. Concluí três peças: uma peça com 35cm de diâmetro e 15 cm de altura, uma peça com 40cm de diâmetro e 15cm de altura e um chawan (bowl para Cerimônia do Chá). Tendo em vista que a atividade e técnica me eram inéditas, posso concluir que foi um êxito ter conseguido finalizar as peças a tempo sem danificar nada e ter apreciado o resultado estético e formal.

Consegui um espaço de trabalho na mesma cidade, a mais ou menos 20 minutos de distância do Casarão, tendo passado o mês de Janeiro de 2022 em experimentos e produção das demais obras. Optei por concluir 6 esculturas em madeira ao invés de 12 esculturas por motivação estética e adaptação ao espaço expositivo. O processo de esculpir em madeira foi interessante e intenso, onde aprendi a usar ferramentas novas como o formão e onde demorei mais tempo na produção, pelo facto de ser uma atividade fisicamente cansativa. Concluí também a peça em têxtil, escolhendo um tecido cru de algodão de 15 metros de comprimento, com tonalidade natural com uma relação de tonalidade próxima com os materiais utilizados na arquitetura do Casarão do Chá. Ao rever a máquina de costura do meu pai, decidi desenhar através de costuras ao invés de pintar ou desenhar com materiais tradicionais do desenho, e o resultado trouxe novas camadas visuais e simbólicas ao trabalho. Para além das obras previstas no projeto, também desenvolvi mais uma escultura site-specific que ocupou os antigos fornos da antiga fábrica de chá.

A exposição inaugurou no dia 06 de Fevereiro de 2022 e contou com uma cerimônia do Chá performada pela artista convidada Erika Kobayashi, em que ela utilizou o chawan feito por mim na preparação do Chá. Durante o mês de Fevereiro eu e Erika convivemos imersivamente para desenvolver a performance “Confluência”, com referências à ancestralidade japonesa, às memórias da imigração e às memórias familiares e autobiográficas. Visitamos o Museu da Imigração Japonesa localizado na cidade de São Paulo e a nascente do Rio Tietê na cidade de Salesópolis-SP. Frequentamos o espaço expositivo no Casarão quase diariamente. Como mentora da performance, a Erika desafiou-me a também ser corpo na apresentação, pelo que também participei como performer. Apresentamos o work-in-progress deste processo no dia 20 de Fevereiro, ainda sem o figurino final e o áudio. A versão final de “Confluência” foi apresentada no dia 06 de Março de 2022, contando com um áudio em voz-off e conteúdos captados ao longo da residência. Os conteúdos em texto, tanto da folha de sala e do press-release foram escritos por mim.

Objetivos alcançados:
Concretização da produção das obras que foram expostas no Casarão do Chá, interação com a comunidade artística local, tendo colaborado com artistas e convivido com artesãos locais, e envolvimento com o público da região, tendo alcançado quase 800 visitas ao espaço e duas divulgações do projeto no canal televisivo da cidade (TV Diário - afiliada da Rede Globo).
Expansão de linguagens artísticas, tendo explorado materiais, técnicas e disciplinas inéditas para mim como a cerâmica, a escultura em madeira, a produção de conteúdos de áudio e a participação numa peça de performance. A utilização de um espaço e um lugar que tem muito a ver com as minhas raízes e com a história familiar como ponto de partida e de chegada da produção artística e do pensamento estético.
Um grande objetivo alcançado foi também ter feito trabalho artístico colaborativo, co-criação de uma performance com uma artista de outra disciplina (Erika Kobayashi) e também a colaboração que ocorreu entre a minha pesquisa e a expertise de uma artista-ceramista (Miha Nakatani).

Auto-avaliação:
Chegado o fim do projeto, percebi que o período pensado para a produção das peças não foi o mais acertado, já que a meio do período tive de acelerar o processo para poder apresentar todas as peças finalizadas a tempo. Subestimei o tempo e o trabalho que este período precisaria, e apesar de ter conseguido concluir em tempo, senti que poderia ter me demorado mais em alguns detalhes. Senti dificuldades em termos de logística no transporte das peças que eram de grande escala.
Em relação a mintagem dos NFTs, também achei que fui ambiciosa com o tempo disponível x quantidade de trabalho mintado. Com algum atraso, finalizei mais de 30 mints na minha loja pessoal, com split revenues com a Incubadora: https://www.mintbase.io/store/jmatsumura.mintbase1.near?tab=nfts&page=0

Galeria

Link to buy the Gallery NFT:

Thanks!

4 Likes

Muito feliz em ver os resultados desse projeto!! Grande Ju!!! :heart_eyes: :heart_eyes: :heart_eyes:

1 Like