1. Nome e Near ID (Carteira NEAR)
Samara Tanaka, @samara
2. Localização (cidade e país)
Morretes, Paraná, Brasil
3. Contas das redes sociais (se houver)
N/A
4. Site ou Portfolio ou Bio
Artista visual, designer in(ter)dependente, exploradora de processos co-criativos. Moradora da floresta. Mãe. (Mais sobre outros trabalhos não artísticos em ).
5. Artist Statement - conte-nos sobre a sua prática artística e processo criativo
Meu interesse está naquilo que está lá mas que não vemos, no que está oculto mas se faz presente; nas estranhezas, nas quimeras, no que rejeito mas faz parte de mim. Na nossa ancestralidade, e nossa interconexão com tantos outros seres que sequer conhecemos; nos mistérios do que nos conecta e nos princípios ocultos que nos guiam.
Muitos dos meus desenhos e ideias surgem através dos sonhos. Minha forma de expressão mais confortável são as artes visuais: os pincéis, lápis, canetas, pastéis, softwares de desenho, e todo tipo de experimentação com meios, ferramentas e materiais.
Minhas principais inspirações são a natureza que literalmente inspiro no dia a dia vivendo na área rural (cogumelos, casulos, insetos, pedras, plantas da mata atlântica brasileira), mitologias de diversos povos (em especial no que se referem ao feminino, e de origem japonesa e indígena), magia feminina, e experiências oníricas e meditativas.
6. Sinopse do projeto - de que modo esta bolsa contribuirá para o projeto? Que tipo de trabalho artístico está a pensar pesquisar/ começar ou concluir com esta bolsa? qual o objectivo?
“HOLOBIONTENDA: no buraco da minhoca“ é uma experiência sensorial de interconexões multiespécies, que busca despertar e amplificar percepções sobre nossa natureza simbiótica e interdependente.
Se materializa em uma tenda espiralada escura, na qual se encontram objetos que produzem estímulos sensoriais, e uma paisagem sonora narrada, que guia de forma meditativa o despertar sensível para a presença de seres e manifestações, das mais diversas escalas e mundos, que habitam e perpassam nossos corpos e nosso entorno.
O objetivo deste trabalho é despertar a consciência da interconectividade e interdependência humana com o mundo vivo, corroborando para a corrente virada ontológica de percepção do ser humano como parte de uma grande teia da vida.
Essa bolsa será primordial para a execução do projeto, pois permitirá o custeio dos materiais necessários para a construção de um primeiro protótipo da tenda, e possibilitará me dedicar aos estudos e exploração criativa deste projeto.
7. Videos / Exemplos de trabalhos ou ensaios recentes ou não
1. “As outras” (trabalho em andamento). Série de autorretratos de manifestações anímicas pessoais.
2. Japão: o pensar e o fazer. Investigação sobre como os princípios culturais da minha ancestralidade japonesa tomam vida em objetos do dia a dia, conectando a alma humana e a alma das coisas.
http://samaratanaka.webflow.io/projects/japao-o-pensar-e-o-fazer
3. “Again and again. On the fragility and impermanence of life.” Instalação de projeção audiovisual em um balão. Edição de vídeo com trechos de filmes descartados e manipulados analogicamente. Exibido em Raum Kalk, Colônia, Alemanha, 2010.
Vídeo: Again and again. On the fragility and impermanence of life.