[APPLICATION] Programa de Bolsas Artísticas #6 - stephanieksx.near

Nome e Near ID: Stephanie Xavier - stephanieksx

Localização: Coimbra - Portugal

Contas das redes sociais @stephaniesoaresx_

Portfolio: stephanie.portfólio

Bio:

Stephanie Soares é artista e professora de arte. Nasceu em João Pessoa, Paraíba,
onde formou-se em artes visuais pela Universidade Federal da Paraíba.
Participou da exposição coletiva Contos de Curiosidades Naturais e Artificiais no
Casarão 34 (2019). Participou do Sesc Confluências Paraíba (2017/2018). Realizou
a individual Fronteiras (2017).
Atualmente vive em Coimbra, Portugal, onde pesquisa as relações entre memória e
melancolia e sujeito e natureza.

Artist Statement:

Meu trabalho se desenvolve a partir de reflexões acerca das relações entre tempo e memória e sujeito e natureza.
Por meio de pinturas, desenhos e objetos, eu investigo o que seria uma forma da memória e proponho um diálogo dicotômico entre presença e ausência, memória e esquecimento, vida e morte.
Ao longo do meu processo, o desenho acontece como ato de reflexão, muitas vezes sendo o ponto de partida para a pintura, ou projeção de um objeto, e também aparece como produto final. Frequentemente, utilizo de fotografias de família e objetos naturais e artificiais como repertório investigativo, formal e também como suportes para a materialização dos temas que norteiam a minha pesquisa.
Em minhas pinturas, eu preservo a estética da fotografia e altero seus elementos, às vezes deformando-os ou inserindo elementos novos, a fim de estabelecer relações que evoquem uma noção de estranhamento, procurando criar uma fissura na representação convencional da memória, refletindo sobre as suas camadas visíveis e invisíveis e também sobre a complexidade das relações e distorções que compõem esse processo.

Sinopse do projeto:

Título do projeto: Legião estrangeira

Etimologicamente a palavra “estranho” vem do latim extraneu -; exterior, de fora; que não pertence à família, estranho; S., um estrangeiro.
Neste projeto eu me proponho pesquisar sobre a noção de estranhamento em contextos e relações que sugerem o oposto do significado etimológico do termo. Como, por exemplo, as relações familiares.
Em princípio, darei continuidade a uma série de pinturas feitas a partir do meu acervo pessoal de fotografias de família.
A bolsa contribuirá, portanto, para a continuação deste projeto, possibilitando a pesquisa e experimentação de diferentes mídias e suportes a fim de encontrar os meios para a materialização dessa ideia.

1 Like