[APPLICATION] Programa de Bolsas Artísticas #6 - Clarice Pedrosa

  1. Nome: Clarice Pedrosa de Cerqueira

  2. Localização: Lisboa, Portugal

  3. Contas das redes sociais:
    Redirecting...
    @claricepcerqueira

  4. Portfolio digital: Portfólio Online_Clarice Pedrosa de Cerqueira.pdf - Google Drive

  5. Artist Statement: Enxergo na arte um potencial de conexão entre as pessoas que vai muito além das formas cotidianas, rotineiras, que muitas vezes falham em expressar o que queremos. Pessoalmente, atraio-me por tudo aquilo que está relacionado ao comportamento humano, às relações e aos sentimentos. Dedicar-me a arte é a minha forma de apreciar a vida, o mundo, as pessoas, além de tentar compreender e ser compreendida. É onde encontro muita alegria, sentido e significado. É algo que me permite ver o mundo, interpretá-lo e “falar”, das mais diferentes formas.

Hoje dedico-me principalmente a explorar a escrita e a pintura. Desde criança sou apaixonada pelas histórias e pelas palavras. Quando aprendi a ler, surgiu em mim o sonho de proporcionar às outras pessoas a mesma alegria que eu experimentava diante de um livro.

Sou brasileira, nascida em Minas Gerais. Há 3 anos mudei-me para Portugal, comecei a pintar e novas possibilidades de expressão surgiram. Fui tomada pela ânsia de poder criar, sentir e ver as ideias tomarem forma.

  1. Sinopse do projeto: Minha querida Lisboa.
    Essa bolsa será importante para apoiar a elaboração de um projeto pessoal que visa expressar o carinho que tenho pela cidade de Lisboa. Trabalho que pretendo desenvolver por meio de obras que associem pintura e poesia.

  2. Exemplos de trabalhos artísticos: (disponíveis também no portfólio)

Pintura:


(Angústia, 2022 - oléo sobre tela, 30x40cm)

Escrita:

Título - As tardes
Eu sempre me alegrei com a preguiça das tardes.
Não sei o que carregam. As tardes.
Têm uma paz amena, o conforto do meio.
Como um meio de vida, quase como a eternidade.
Não são começo, não são fim.
As manhãs surgem com expectativas, promessas, metas.
As noites chegam com a iminência do fim,
varrendo tudo o que ficou do dia, limpando a superfície.
Já as tardes… ai as tardes. As tardes são dos amantes, dos românticos.
As tardes não prometem nada.
São quentes, cheias de uma esperança gostosa.
Esperança de um crepúsculo bonito e uma noite banhada pelo luar.
As tardes se despedem devagar.
Pedem pra ficar.
Ficam em nós.

Muito obrigada!
Clarice Pedrosa

1 Like