1 - Nome e Near ID (Carteira NEAR) : ligiampfernandes
Localização (cidade e país): Lisboa, Portugal e Tallinn, Estónia
2 - Contas das redes sociais (se houver)
@ligiampfernandes (instagram) ; / fernandesligia (facebook)
3 - Site ou Portfolio digital quando aplicável
https://ligiampfernandes.wixsite.com/ligia
4 - Artist Statement - conte-nos sobre a sua prática artística e intenção poética; max. 5-10 frases
Enquanto artista visual procuro, através de práticas relacionadas com o desenho e a pintura, desenvolver projectos etnográficos e de arte socialmente implicada que potenciem a relação com o outro, com a sua memória e o entendimento do lugar. Quem somos, o que nos define, como podemos construir-nos, juntos? Se, por um lado, desenho para escutar, por outro, organizo para criar espaço. Coordeno, organicamente, um conjunto de comunidades, onde, através da criação artística, emergem sentidos para o nosso lugar no mundo. Trabalho particularmente, no sentido de superar as adversidades e tornar a arte um lugar mais inclusivo.
5 - Sinopse do projeto - de que modo esta bolsa contribuirá para o projeto? Que tipo de trabalho artístico está a pensar concluir com esta bolsa? ; max. 5 frases
“A avó não me contou” é um projecto sobre as memórias da geração mais antiga de mulheres. Através da entrevista a mulheres da geração das nossas avós, (idade superior a 65 anos) e visitando as imagens do seu álbum de família através do desenho, temos acesso a uma perspectiva feminina do que foi viver e crescer durante alguns dos períodos históricos mais marcantes do nosso tempo (Estado Novo, Segunda Guerra Mundial, União Soviética, etc), testemunhos directos e no feminino, que muitas vezes não foram registados pelo papel secundário que muitas delas ocuparam na sociedade dos seus tempos. Ouvi-las é uma forma de cura de traumas que atravessaram várias gerações e também uma celebração do importante papel que estas mulheres tiveram nas suas famílias e comunidades. “A avó não me contou”: uma perspectiva feminina da história, é um projecto contínuo (tendo sido realizado em Budapeste e Lisboa), com financiamentos pontuais, sobretudo auto-financiado, e com o desejo que possa continuar e adquirir um carácter de arquivo. Neste momento, gostaria de ter recursos para produzir mais obras e acrescentar entrevistas a mulheres Estonianas a este projecto. Finalmente, no sentido de potenciar as comunidades com que trabalho, interessa-me desenvolver a minha experiência com economias e fontes alternativas de financiamento, pelo qual a experiência com a IncubadoraDAO poderá trazer lições importantes.
Exemplos de trabalhos artísticos recentes ou não - max. 4 obras (se já não estiverem disponíveis no portfolio/website/mídias sociais). Podem ser consultados no portfolio digital