[PROPOSAL] - Onboard Project

Sim, entendo. Legal saber, inclusive sugerir pra criar com o onboarding dao, um material sobre isso, pra compartilhar essas estrategias. Nós recebemos 24h/dia 7 dias/semana qualquer pessoa, com interesse de participar, vinda de qualquer lugar. Agora que terminamos a parte estrutural e estamos expandindo os projetos, nossa visibilidade esta aumentando e começaram a aparecer pessoas de lugares fora do nosso ciclo. Nosso twitter pessoal tem 1220 e 2260 da @whoiscavenaghi, o do instagram 1666 e 2020 respectivamente. O do The Clan tem quase 400 por ai. Na nossa estrategia de divulgaçao, é voltada a comunidsde nft em massa, em vez de um trabalho refinado, 1 por 1 ou pequenos grupos. Dae a quantidade que ja chegamos a quase 50 pessoas nesse primeiro mes, vai aumentar, conforme as coisas vao acontecendo, os resultados sendo divulgados e o interesse aumentando. Estamos falando de um cenario diferente, em
breve serao centenas e logo milhares. Esses sao os numeros que atingimos na nossa experiencia. Se nao tiver um preparo agora, teremos problema. Se nao fosse uma coisa de extrema importancia, de alta complexidade, nao teriamos tanta necessidade de fundos pra executa-lo. É super trabalhoso, e estou estimando por baixo que da pra resolver em 1 pagina por topico cada assunto. Mas acredito que vai crescer pelo menos 50% o tamanho, pq por mais que queiramos fazer algo extremamente mastigado, com uma comunicacao leve, de facil digestao, tem coisa que vai ser dificil. O pdf por ter o suporte pra links, serve bem pra direcionar pra partes mais complexas. Mas qualquer divisao gera ruido na comunicacao, é um falha que leva pra perda de foco, e no caso, facilita a nao adesao. Se eu, que hoje estou com uma guilda, tenho muita dificuldade de acessar as informacoes, por motivos variados, o principal sendo tempo, imagina uma pessoa que é no maximo curiosa, sem muito conhecimento. Do pior caso ao melhor caso, ter 100% de acerto ou busca-lo. Esse é o objetivo. No final um pdf aberto com tudo mastigado, pra que qualquer pessoa possa editar com ferramentas online, trocar as fotos, fontes, diagramar como quiser, escolher quais topicos vao entrar ou nao, editar o texto se quiser, etc.
E isso vai servir pra direcionar a criacao de um site, que vai automatizar ainda mais, podendo se adequar a nessecidade do usuario sem precisar da intervencao humana. Num dapp, que é o ideal, a pessoa consegue acessar um pool fund pra receber o welcome gift, ppr exemplo, customizar sua experiencia a partir de perguntas chaves. E isso vai vir do racional desse primeiro singelo pdf, que é resultado da experiencia de varias pessoas, que passaram pelo processo.

2 Likes

Hey, bom dia.

Eu percebo as dificuldades que apresentas, quando se tenta expandir uma comunidade em pouco tempo pode ser uma tarefa muito cansativa. Contudo, tenho algumas questões a apontar:

  • na lista de tópicos a abordar, referem aconselhamento financeiro. Discordo veementemente de que isto deva ser um tópico educacional.

  • Também acho que alguns dos outros tópicos, como social media, marketing, estratégia de vendas, etc, não devem ser incluídos num ‘manual’ de onboarding ao Near Protocol. Isso não quer dizer que não criem esses materiais para os membros da vossa DAO, mas não vejo o interesse para a comunidade mais abrangente. Não que esses temas não sejam interessantes, mas são complexos.

  • Li os materiais que já estão na google drive, e notei alguns erros pequenos, ou imprecisões. Não é fácil explicar as coisas sem cometer esses erros, eu próprio os iria cometer se não me preparasse bem. Mas, por isso, dou preferência aos materiais oficiais, já traduzidos pela Guilda Português. Acho que poderia ser útil para vocês falar com eles e reaproveitar os materiais já traduzidos: [PT] Bem-vindos a Guilda Português! / [EN] Welcome to the Portuguese Guild!

  • Acho também que um pdf de 40+ páginas é uma má ferramenta de onboarding. A maior parte das pessoas não vai querer ler algo tão extensivo. Seria incrível se vocês se focassem em pequenos manuais, super simples e fáceis de entender, para fazer a primeira fase de onboarding.

  • Por fim, penso que o valor pedido é demasiado alto. (O que decorre de eu achar que ter tanto trabalho não é eficaz).

Abraços

Hey, good morning.

I understand the difficulties you present, when trying to expand a community in a short time it can be a very tiring task. However, I have a few issues to point out:

in the list of topics to address, you mention financial advice. I strongly disagree that this should be an educational topic.

I also think that some of the other topics, such as social media, marketing, sales strategy, etc, should not be included in an onboarding ‘manual’ to Near Protocol. That’s not to say that you don’t create those materials for your DAO members, but I don’t see the interest for the broader community. Not that these topics are not interesting, but they are complex.

I have read the materials that are already on google drive, and noticed some small errors, or inaccuracies. It’s not easy to explain things without making those mistakes, I would make them myself if I didn’t prepare well. But for this reason I give preference to the official materials, already translated by the Portuguese Guild. I think it could be useful for you to talk to them and reuse the already translated materials: [PT] Bem-vindos a Guilda Português! / [EN] Welcome to the Portuguese Guild!

I also think that a 40+ page pdf is a bad onboarding tool. Most people will not want to read something that extensive. It would be awesome if you guys focused on short, super simple, easy to understand manuals to do the first phase of onboarding.

Finally, I think the asking price is too high. (Which stems from me thinking that having so much work is not effective).

cheers

4 Likes

Bom dia. Os textos não estão prontos, é apenas um mockup a ser mais aprofundado com os devidos recursos.
Sobre o tópico financeiro, nosso foco são artistas, e existe sim uma questão a ser resolvida, em ajudar a dar dicas e a importancia de hold, stake, e mostrar um panorama sobre a estrutura financeira, afinal cryptomoeda é um assunto financeiro. Como utilizar as redes sociais da melhor forma é um conhecimento a ser passado e de interesse para os artistas que estao integrando no The Clan, ja que nosso intuito é prover ferramentas que eles possam se auto gerir, dentro do conceito da web3. O Guia contara com um glossario e links direcionados pra facilitar a comunicacao de uma forma dinamica cativando o usuario.
Iremos consultar todo o material disponivel, principalmente o oficial, com referenciamento assim que pudermos disponibilizar o tempo necessario pra faze-lo, com um orcamento aprovado pra transformar esse material solto, numa peça dinamica e homogenea. Gostaria de convocar o pessoal do marketing pra essa discussao ja que é um segmento inexistente pois não é apenas de uma area ou outra e sim onboarding, marketing, design e criativos.

Manteremos o tamanho de paginas pois precisaremos de um guia completo, com apenas 1 link pra que facilite a difusao. A complexidade sera resolvida pela equipe.

Poderia marcar os correspondentes dessas areas pra que possamos achar uma resolucao breve, por favor?

E se a questao é o valor, qual seria a sua sugestão por pagina para tal projeto?

Obrigado pelo feedback e pela dedicação. :slightly_smiling_face:

1 Like

Eu sei :slight_smile: Apenas tentei demonstrar uma dificuldade que observei. A Near Protocol é uma comunidade enorme e existem muitos materiais oficiais de grande qualidade. Uma proposta destas tem de ter materiais da mesma qualidade.

I know :slight_smile: I just tried to demonstrate a difficulty that I observed. Near Protocol is a huge community and there are many great quality official materials. A proposal like this has to have materials of the same quality.

Mostrar como se faz stake é diferente de dar conselhos financeiros. Eu entendo o que queres dizer, mas não concordo.

Showing how to stake is different from giving financial advice. I understand what you mean, but I don’t agree.

Não estou convencido que a equipa seja capaz de resolver esse problema, daí o meu comentário.

I am not convinced that the team is capable of solving that problem, hence my comment.

Não estou em posição de sugerir um valor por página, porque não concordo com o modelo apresentado.

I am not in a position to suggest a value per page, because I do not agree with the model presented.

NOTA: O meu feedback é apenas 1/6 deste council. Portanto, também só vale 1/6 do total. Se me responderes apenas em português, nem todos conseguirão ler. Talvez não valha a pena irmos trocando ideias, se não torna-se muito difícil para os outros acompanharem.

NOTE: My feedback is only 1/6 of this council. Therefore, it is also only worth 1/6 of the total. If you answer me only in Portuguese, not everyone will be able to read it. Maybe it is not worthwhile to keep exchanging ideas, otherwise it becomes very difficult for the others to follow.

Bora esperar que outros façam o seu feedback, ou que falem deste assunto numa reunião. (eu tento ir dando feedback para limitar a barreira linguística). Abraço.

Let’s wait for others to give feedback, or to talk about this in a community meeting. (I try to give feedback to limit the language barrier). Cheers.

4 Likes

My first thought would be why not join forces with Onboarding DAO and help support and add value to the initiatives there? Being involved in Crypto, and onboarding in particular for at least 3 years now, there are obvious hurdles that cannot be over come by creating “more” documentation. NEAR already has some amazing onboarding material.

What I DO find important from having spent the past year + onboarding people into DAOrecords and NxM is the personal approach, whether through onboarding calls, AMAs, contests and other forms of community engagement. Given your geographical location it might also make sense to see how to translate things to Portuguese even? It could make all the difference having information in the native tongue of the reader. What about AMA or other video or audio content in Portuguese to possibly reach a wider audience? Let’s try not to reinvent the wheel with more documents that lack a personal touch!

4 Likes

@vandal is exaclty what we are talking. Create a material with personal touch that is opened and anyone can cutomize to their personal touches. Everything is scattered. We need to have it at one place, with one language, to communicate. Being able to change it to attend everyone needs.

Im already have sended a message to the onboarding dao, but no reponse. Twice at the forum. I want to share. We will build this document, and share to the community. At open source.

Let’s try not to reinvent the wheel with more documents that lack a personal touch!

We are not trying to reinvent the wheel, we are gathering the pieces to build a car.