Nome do Projeto: Poesia ao Pé do Ouvido | Um Podcast Poético
Membros: Gabriela Abreu - gabrielaabreu.near
Período: Novembro/Dezembro de 2021
“A poesia não salva o mundo, mas salva o minuto” Matilde Campilho.
O projeto: O Podcast Poesia ao Pé do Ouvido foi fundado em fevereiro de 2020, no primeiro confinamento em Portugal durante a pandemia do Coronavírus. Com o objetivo espalhar poesia para as pessoas, nasceu esse podcast. Foram 13 episódios no primeiro ano, com textos de grandes autores como Clarice Lispector, José Régio, Bukowski e Adília Lopes. Atualmente o podcast tem 63.3K de reproduções no Spotify.
A autora: Gabriela Abreu, 27 anos, é mais uma brasileira a morar em Lisboa. Poeta, com dois livros publicados “Meu Caderno Azul” (Scortecci, 2015) e “Uma Noite no Meio - Poemas que fiz de ontem para hoje” (Patuá, 2019), também participa da antologia “Bicho Mudo Viro Bicho” (Poemacto, 2021). Idealizadora, curadora e apresentadora do podcast “Poesia Na Ponta da Língua” e do “Sarau Delas” um encontro quinzenal que reúne, desde outubro de 2020, todas e todos para apreciar a arte feita por mulheres.
A proposta: Viabilizar a segunda temporada do podcast. Serão 10 poemas gravados, editados e postados até janeiro de 2022.
Fundos necessários: $300
$50 para custear a compra de livros para pesquisa dos poemas
$50 para aluguel de equipamentos para a gravação
$200 para custear as horas de trabalho da artista
Cronograma: De 18/11 a 01/12 - Curadoria dos Poemas.
De 01/12 a 11/12 gravação e edição dos episódios.
De 12/12 a 15/01 pós produção e divulgação da segunda temporada.
Lançamento em 06/01.
Poemas selecionados: Minha Terra – Projeto PRIMO; Vem a quinta-feira – Filipa Leal; Acidentar-me – Gabriela Abreu; kintsugi – Maria Rezende; A fala das bruxas – Samuel F. Pimenta; Como a língua mais bonita do mundo – Maria Giulia Pinheiro; do livro Duas Janelas - Ana Martins Marques; Ai! Se sêsse - Zé da Luz; O apanhador de desperdícios - Manoel de Barros; EXU - Eduardo Brechó
Links:
Poesia ao Pé do Ouvido
https://open.spotify.com/show/6RvK8WRES7enWZk67ztp97?si=7NT1mazZTqWL0XAEmfRP2g
Instagram
http://instagram.com/gabiabreu_