[APPLICATION] Programa de Bolsas artísticas - manuromeiro

  1. Manuela Romeiro – manuromeiro

  2. Nacionalidade: São Paulo, Brasil.
    Mudou-se para Portugal em 2017, viveu em Lisboa até o início da pandemia 2020, e desde então, vive na aldeia de São Miguel de Acha, Portugal.

  3. Login • Instagram

  4. Portfólio on line: 2021-II.pdf - Google Drive

  5. Artista e arte-educadora, minha produção abrange além das diversas linguagens das artes visuais outras áreas como a música, a cenografia e figurino (dança, teatro, cinema), artes gráficas, assim como a arte-educação. Busco estar aberta ao presente e descobrir o que provém de cada instante, cada encontro com a realidade e como ela me transforma e se transforma através de mim. Interesso-me pela natureza e sua constante expressão, principalmente através do ser humano, como mediador entre cidade-natureza, cultura-natureza. Não tenho dúvidas de que minha produção insistente de quase 40 cadernos de artista, iniciada em 2005, é a base do meu trabalho. É esse objeto simples e portátil que abre espaço e tempo para a minha imersão no cotidiano, para minha relação arte e vida constante, minhas observações, reflexões, espasmos criativos, encontro comigo e com o mundo ao mesmo tempo. Durante um desenho ou uma palavra, e através do olhar, me difundo no mundo. E o gesto, como uma sombra ou mesmo a alma do desenho, é o ponto de convergência das diversas manifestações artísticas. Como esse universo íntimo e interior do caderno pode romper as fronteiras do pensamento e se projetar e dialogar mais diretamente com os diversos espaços do mundo?

  6. Durante o mestrado em pintura, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, me aprofundei sobre a importância da minha produção de cadernos para a compreensão da expansão de meu trabalho por diversas mídias, meios expressivos. Com o apoio de equipamento técnico da faculdade, iniciei uma série de desenhos e textos ampliados, projeções dos meus cadernos para tamanhos maiores, pois acredito que há muita produção potente neles escondidas que podem dialogar de forma expandida, em meio ao cotidiano, natureza, cidade e mesmo em meio ao cubo branco. Porém, desde o fim do mestrado (2020), não dei continuidade à pesquisa aprofundada e consecutiva, pela falta de material necessário, um projetor, que está em planos de ser comprado há mais de um ano, mas por falta de verba, essa proposta ficou paralisada. Dessa forma, para esse projeto, pretendo com essa verba investir nesse material, um projetor, e revitalizar essa pesquisa aprofundada sobre esse trabalho eufórico, intimista, imaginativo e cotidiano do caderno, e de como esta produção pode se expandir, ocupar diferentes espaços e dialogar não só com o imaginário (pensamento), mas sim, com o espaço, corpos e ambiente cotidiano, natural, social e artístico.

3 Likes

Hi @manuromeiro , how are you?

The Stipends program jury is very glad to let you know that you’ve been selected for the second edition! :star_struck: :star_struck:

Welcome to Incubadora community!

We will let you know very soon when you can ask your first month payout! :smiley:

:yellow_heart:

2 Likes

Olá Juliana!

Estou muito feliz com a notícia positiva e agradeço a oportunidade de desenvolver meu trabalho nos próximos 2 meses com o apoio do Programa de Bolsas Artísticas Stipends.

Fico disponível para qualquer questão e diálogo.

Acompanho a comunidade e busco conhecer e compreender cada vez mais o seu funcionamento e possibilidades de ação.

Muito obrigada!

:purple_heart:

Manuela.

2 Likes

Olá Manuela @manuromeiro tudo bem?

Já podes pedir o payout de 24N na AstroDAO da Incubadora:
https://app.astrodao.com/dao/incubadora.sputnik-dao.near

Caso não tenha carteira/conta, por favor compartilhe o seu e-mail aqui ou envie um email para incubadoradao@gmail.com para marcarmos uma reunião para que possamos explicar o processo.

Desejamos um maravilhoso primeiro mês!

Beijinhos
Juliana

2 Likes

Hello @manuromeiro !

You can ask the payout of 12N (150 euros with the fluctuation) for the second month of the stipends! I hope you’ll have an incredible year!!

12N
[1 N = 13,57 euros (03.01.2022) ]

Thank you :smiley:

Hello Juliana!
I also wish you and Incubadora a great year!

Thanks for all, i will ask for the second month of the stipends.
Concerning the stipends and work, everything is going well.

Thank you so much! :slightly_smiling_face:

2 Likes

enviamos tb 1 Near de airdrop! Pela cedência das imagens para divulgação no Insta + site :slight_smile:

1 Like

Muito brigada!

(Muito interessante esse “projeto”, movimento, de preservar os direitos de imagem e informação através da cedência e monetização). :slightly_smiling_face:

3 Likes