[APPLICATION] Programa de Bolsas Artísticas #6 - MarianaMalheiro.near

Nome e Near ID (Carteira NEAR)
Mariana Malheiro
MarianaMalheiro.near

2. Localização (cidade e país)

Lisboa, Portugal

3. Contas das redes sociais (se houver)

Instagram : https://www.instagram.com/marianaamalheiro/

4. Site ou Portfolio ou Bio

5. Artist Statement

Há na minha pintura uma eterna procura pela união entre matéria e motivo. Embora a experimentação alquimica com a tinta a óleo tenha vincado a forma como eu lido com matéria pictórica, o poder narrativo tem-se afirmado no meu trabalho. As narrativas que povoam as minhas pinturas são commumente o resultado da apropriação de imagens que encontro em antigos álbuns de fotografias e arquivos etnográficos, que retratam tradições ou convenções sociais. Estas imagens revelam um contraste subjacente entre tradições de um antigo imaginário, e a experiência contemporânea correspondente - uma contradição inerente a uma geração recente de pessoas que, apesar de terem recebido a educação e os valores dos avós das zonas rurais ou conservadoras -, e apesar disso também cresceram desenvolvendo uma consciência dispare. Nas minhas pinturas, pretendo reflectir sobre este desenvolvimento da consciência, que sinto estar tão presente em mim, bem como noutras pessoas da minha geração e formação. Assim, surgem nestas pinturas temas como o universo feminino e papel da mulher na sociedade, a relação entre os humanos e animais, a religião ou o o
peso do trabalho na vida de cada sujeito.

6. Sinopse do projeto

Procuro com esta bolsa continuar o projeto iniciado no Curso de Artes Visuais Flad em São Miguel, onde exploro a relação de devoção e penitência presente na religião católica, e como os mesmos sentimentos são transportados para a relação contemporânea com o trabalho - como um preço a pagar pela concretização na nossa existência, que nos traz o sentido de dever, de culpa, e de falta de concretização pessoal. Não estando mais inserida no contexto da ilha de São Miguel procurarei investigar os mesmos temas em zonas rurais de Portugal continental, essencialmente na região do Minho e de Aveiro. Como resultado, farei uma série de desenhos a grafite e carvão, e telas a tinta de óleo de pequenas e grandes dimensões. A bolsa irá essencialmente contribuir para que possa colocar um maior investimento monetário nas telas de maior dimensão.

7- Exemplo de trabalhos recentes, relacionados com o projeto a realizar (não disponíveis no website)

“Mulheres na plantação de chá Gorreana - 2022” - óleo sobre tela, 2022

“Mulheres na plantação de chá Gorreana - 1974” - óleo sobre tela, 2022

1 Like

Olá @MarianaMalheiro !

O júri da Program de Bolsas fica muito contente de te informar que foste seleccionada para a sexta edição! :star_struck: :star_struck:

Bem-vindo à comunidade da Incubadora!

Vamos avisar-te, muito em breve, para poderes pedir o valor da bolsa. Como esse valor depende do apoio da NEAR Foundation avisamos já que poderá haver alguns atrasos, que esperamos que não seja significativo.
:purple_heart: :dizzy:

Se puderes, envia-nos um e-mail com a melhor forma de te contactar para:
incubadoradao@gmail.com.

As nossas redes:

WebSite | NEAR Forum | Instagram | Twitter | Facebook | Telegram Group Chat