-
Nome e NearID: Mariana do Ó (marianaa_doo.near)
-
Localização: Moita, Portugal
-
Contas das redes sociais: não aplicável
-
Site ou Portfolio ou Bio: não aplicável
-
Artist Statement: Por norma costumo criar a partir de obras literárias. Poderia criar a partir do meu ser, mas mais tarde ou mais cedo o conteúdo esgota-se. O que resta para dizer sobre o ser humano? Se analisarmos bem, qualquer coisa que tentemos dizer sobre ele torna-se banal. É preciso elevar a fasquia. Por isso, costumo criar a partir de ensaios filosóficos e quando há alguma questão pertinente tento ramificá-la. Onde é que uma simples pergunta nos pode levar? O que é que acontece na atualidade que esteja em conflito comigo própria e com todos os cidadãos? A partir daí o pensamento pode desenvolver-se.
-
Sinopse do projeto:
‘De que é feito este mundo a que chamamos casa? Quem é que o habita?
Quatro mulheres caminham em direção ao além, em busca do novo mundo. Durante esta marcha conjunta refletem sobre as pedras que vão apanhando do chão; a questão reside em escolher quais as pedras levar na bagagem e quais devem ficar para trás. Quando, já com os pés em sangue, avistam uma luz aguçada vinda das profundezas, decidem correr atrás da esperança de encontrar o que para lá se esconde, e nisto, dois muros invadem os seus caminhos. E agora? Como continuar? Devemos nós tentar subir os muros, ou destruí-los?
Quanto tempo faltará para a renascença?’
Objetivos: O nosso objetivo é, através da performance artística, tornar o espetador ativo. E para isso acontecer propomos uma reflexão conjunta para que, tanto os intérpretes, como os espectadores estejam num mesmo patamar, sem hierarquias- como explica Jacques Rancière, no seu livro ‘O espetador Emancipado’. Não queremos dar respostas, queremos criar hipóteses, novos lugares de pensamento, novas perspetivas do mundo que habitamos. Sendo o nosso grupo constituído por 4 mulheres, a nossa pesquisa centra-se muito sobre esse ser em desenvolvimento.
Escusado será dizer que receber o apoio desta bolsa é muito importante para nós, não só para a realização deste objeto artístico, como também para que possamos fazer residências artísticas para pensar e implementar o próximo passo: passar do pensamento à prática.
- Videos / Exemplos de trabalhos ou ensaios (recentes ou não): Este é o primeiro trabalho em grupo que fazemos, deste modo não temos vídeos para vos mostrar. Contudo, individualmente, todas nós já apresentámos criações. Somos finalistas do curso de teatro, na Escola Superior de Teatro e Cinema.
Esperamos a oportunidade de poder criar para tornar o mundo um lugar melhor.
Obrigada!