[APPLICATION] Programa de Bolsas Artísticas#6 - yuli07.near

1. Nome: Yuli Anastassakis
Near ID: yuli07.near

2. Localização: Lisboa / Portugal

3. Contas das redes sociais: @yuli.anastassakis

4. Site ou Portfolio ou Bio:

Yuli Anastassakis (1977) nasceu no Rio de Janeiro. Vive e trabalha em Lisboa. Como artista visual desenvolve pesquisas em desenho, pintura, colagem, fotografia e bordado. Mestre em Processos Artísticos Contemporâneos no Ppgartes da UERJ. Graduada em Ciências Sociais na IFCS/UFRJ. Fez cursos de vídeo-arte, desenho e pintura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Participou de diversas coletivas, entre elas Dissecada (Marques456 – 2019), FioCorpoTerra (Espaço Saracura - 2017) e Virei Viral (CCBB/RJ – 2014). Participou das residências artísticas O sentido do Fio (Serrinha/RJ – 2018) e Flora (Casero/RJ – 2019). Foi assistente dos artistas Barrão e Carlito Carvalhosa. Trabalha com produção de/para arte desde 1998.

5. Artist Statement:

Meu processo de trabalho desdobra-se a partir de questões sobre o bordado, o fio e a linha; o tempo do bordado, o tempo expandido e as tentativas de desaceleração; a relação das plantas com o tempo, com as pessoas e com as suas crenças; os lugares de troca e de encontro; a memória do tempo presente e as histórias narradas por aqueles que as viveram; a captura e arquivamento das coisas do mundo; o bordado como uma maneira de guardar memórias; a forma como tentamos guardar imagens e palavras e a maneira como elas tendem a desaparecer com o tempo.

O bordado tem relação com a manualidade e a imersão no tempo. Enquanto bordo, tenho tempo para refletir sobre o que me levou a bordar, sobre o que estou bordando, posso mudar de ideia no meio do caminho, desfazer, repensar e refazer. Este ato vem de um desejo de desacelerar a vida: ter tempo para ver as coisas com atenção, ler com atenção, repensando e reelaborando de uma maneira muito lenta. O bordado seria uma tentativa de expandir ou frear o tempo, buscar criar mais tempo dentro do tempo. Vivendo em um mundo acelerado, em que estamos sempre correndo atrás de prazos e datas, como trabalhar com algo que demanda tanto tempo para ser feito? O bordado possibilita outra relação com a temporalidade, seria como reconstruir uma imagem ou reescrever uma palavra de forma extremamente lenta. Bordando, diminuo a velocidade, resistindo à quantidade de imagens e palavras produzidas cotidianamente.

Escrever, fotografar e bordar são maneiras de tentar guardar algo que não queremos esquecer. São tentativas de não deixar que uma memória, um momento ou um sentimento se apaguem em definitivo. Bordar é uma forma de guardar. Guardar para rever, relembrar, rememorar. Rememorar para resistir ao esquecimento e à ação do tempo. Rememorar para poder imaginar o que virá. Imaginar mundos. Costurar encontros. Desenhar caminhos. Fixar memórias. Bordar afetos.

6. Sinopse do projeto:

LIVROLINHOLINHA: Costurar encontros em residência
Neste projeto trato do livro LivroLinhoLinha, resultado poético-visual de uma vivência que aconteceu na serra fluminense, no início de 2017, e que foi organizada com a proposta de explorar as possibilidades de criação artística e colaborativa do fio. Uma residência artística é um período de pesquisa, criação, reflexão e troca em uma situação de deslocamento, onde temos a possibilidade de trabalhar em um tempo e espaço diferentes do que estamos acostumados no dia-a-dia. Meu trabalho final foi um livro bordado em linho que contém os desenhos e conversas coletadas durante a residência artística e que traz à tona os aspectos conceituais que permeiam o trabalho, como o estar/trabalhar junto de outros artistas em uma situação de deslocamento, ponderações sobre a linha, o fio e o bordado, além de pensar o livro de artista e o bordado como dispositivos de conversa e encontro. Com essa bolsa pretendo comprar material para bordar algumas outras páginas que ficaram de fora da versão inicial do livro e realizar uma edição final, com o intuito de preparar um material que possa se tornar um livro impresso. Outras variações possíveis desse livro seria a criação de uma versão em pdf e a possibilidade de transformar algumas das páginas em NFTs.
#livrolinholinha

1 Like