[APPLICATION] Programa de Bolsas Artísticas #6- samuelpires.near

  1. Nome e Near ID (Carteira NEAR):
    Samuel José Pires @samuelpires

  2. Localização (cidade e país):
    Rio de Janeiro, Brasil.

  3. Contas das redes sociais:
    instagram.com/bok.rua

  4. Biografia:

Samuel José Pires, Brasileiro nascido em Minas Gerais mas criado no subúrbio do Rio de Janeiro. Professor de artes, formado em licenciatura e apaixonado por arte urbana desde 2009, passando por diferentes linguagens artísticas como estêncil, graffiti, pixação, stickers, escultura até chegar no lambe lambe que produzo na rua desde 2015, onde passei a me reconhecer como artista e me autodenominando BOK.

De 2019 até 2021 passei a ser residente no Centro Cultural Phábrika, em Acari, o que terminou numa exposição e me tornando assistente de curadoria. Durante a pandemia criei um canal no youtube com conteúdo audiovisual para a Galeria Phabrika, com apresentação da exposição e entrevista com o artista que estava expondo na galeria. Segue o link do youtube: (De)Composição por Camila Ribeiro | Referências pessoais - YouTube.

Atualmente sou aluno no curso de Formação e Deformação da EAV - Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

  1. Artist Statement:

Hoje meu processo criativo está em criar as artes que farei na rua, normalmente interagindo com objetos comuns da cidade. Registrar essa atividade e criar histórias, narrativas para compartilhar na internet. Produzindo um diário visual comentando sobre os processos e os conceitos dessas artes.

  1. Sinopse do projeto:

Meu planejamento consiste em conseguir administrar essas duas produções diferentes (visuais e audiovisuais), com intuito de conseguir fazer uma rede. Com essa rede eu pretendo começar a produzir obras que possam ser vendidas e tornar essa carreira rentável.
A bolsa me ajudaria a manter o foco somente nesse planejamento de uma carreira artística para almejar outros espaços.

  1. Videos / Exemplos de trabalhos ou ensaios recentes ou não:

BOK, “Escada”, 2016, fotografia e 150x100cm

1 Like