[APPLICATION] Programa de Bolsas Artísticas #6 - Almanova.near

1. Nome e Near ID: Catarina Almanova (almanova.near)

2. Localização: Recife/PE - Brasil

3. Instagram: @almanova8

4. Site ou Portfolio ou Bio: Link para Drive com CV/Portfolio

5. Artist Statement - conte-nos sobre a sua prática artística e processo criativo; max. 5-10 frases :

Catarina Almanova, nascida em 1997, é performer, escritora, atriz, diretora e roteirista e mulher trans que atua e reside na cidade de Recife/Pernambuco.
É graduanda em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) onde vem desenvolvendo obras que tangem os eixos da dramaturgia, poesia voltada para os palcos e a performance corporal. Em seus trabalhos autorais estuda o conceito de “Perfurar a Realidade” como ponto de partida para sua estética artística, investigando as maneiras de burlar o fato de existir no país que mais mata pessoas trans e travestis no mundo, pessoas como ela. Essa perfuração ocorre na ideia de criar outras narrativas possíveis que não a morte ou o desumanização, quebrando com a expectativa CIS-normativa limitante de existência e permanência no mundo.

  1. Sinopse do projeto - de que modo esta bolsa contribuirá para o projeto? Que tipo de trabalho artístico está a pensar pesquisar/ começar ou concluir com esta bolsa? qual o objectivo?

Atualmente me encontro em processo de realização uma de uma pequena série intitulada de “Para não se tornar uma pedra”. Projeto que busca abordar através da videoarte, poesia e fotografia, como um corpo trans que foi ensinado exaustivamente a linguagem do trauma e desespero por existir neste território latino-americano, pode criar atmosferas seguras de sensibilidade e diálogo dentro de uma poética surrealista que perfura a realidade.
A aprovação e lançamento dessa série me permite expandir e publicar o resultado via mídias sociais de forma consistente, difundindo o conceito de enxergar corpas trans num cenário distante do desastre anunciado que é viver no Brasil e ampliando assim um olhar com urgência sobre vidas que são diariamente ensinadas a serem embrutecidas e morrer em vida. O auxílio financeiro da proposta também é de grande ajuda para me manter já que não possuo perspectiva de trabalho no território que me encontro.

  1. Videos / Exemplos de trabalhos ou ensaios recentes ou não - : (Links de trabalhos atrelados ao título abaixo via youtube)

“TORNAR-SE MONSTRA OU HUMANA” (2021) - Curta-Metragem que aborda desumanização de corpas trans por via da perfuração de realidade. Fiz a idealização, direção, roteiro, atuação principal, voz e produção geral.

“A BONEKINHA” (2021) - Videoarte que aborda casos de violência para com mulheres trans e travestis no estado de Pernambuco, trazendo um olhar irônico e reflexivo sobre. Fiz a direção, roteiro, direção de arte, edição de vídeo, e cor.

“ÂNSIA” (2021) - Videoarte desenvolvida partindo de um monólogo contido na peça teatral “ânsia” da Sarah Kan na qual a personagem entra em diversos conflitos internos. Fiz toda concepção e realização deste vídeo.

1 Like