[APPLICATION] Programa de Bolsas Artísticas #6 - RaianaBritto

1. Nome e Near ID (Carteira NEAR):
Raiana Britto, @RaianaBritto

2. Localização (cidade e país):
Salvador, Bahia, Brasil

3. Contas das redes sociais (se houver):
[Instagram] @RaianaBritto
[Twitter] @BrittoRaiana
[Behance] /raianabrito

4. Site ou Portfolio ou Bio:
site
[Portfólio] (Behance)

5. Artist Statement:
Acredito que sentir e criar são a mesma coisa. Nunca fui muito de me expressar com palavras e sim com minha arte, minhas ilustrações. Enquanto mulher negra, hoje, todas as minhas obras visam exaltar nossa cultura como forma de reforçar mais nossa ancestralidade, força, coletividade e realidades que nos cercam, enquanto outros só conseguem falar de escravidão. Não somos resumidos a isso, mas claro que não podemos esquecer desse desprezível acontecimento. Tento trazer outras visões sob realidades distintas, sob questões sociais e situações que passamos como um todo. Grande parte de minha inspiração vem da minha caminhada, das minhas experiências e da vivência dos meus que habitam ao redor do mundo.

6. Sinopse do projeto:
Estou a criar uma série de ilustrações digitais com o objetivo de recuperar e ressignificar símbolos nacionais fortalecendo e construindo um resgate da cultura do país tomada por setores ultraconservadores é de extrema importância para mim enquanto artista independente brasileira e mulher negra. Reposicionar, retomar e pôr nas ruas o que há poucos anos tem sido visto enquanto marca registrada da direita contribuiria para a retomada da identidade Brasil que ficou comprometida com essa ascensão do fascismo. A bolsa contribuiria para a construção, impressão e distribuição das artes pelas ruas, ao permitir que eu dispusesse de tempo para focar nisso especificamente, já que enquanto artista independente não possuo financiamentos.

1 Like