[APPLICATION] Programa de Bolsas Artísticas #6 - Mailza Bernard

  1. Nome e Near ID (Carteira NEAR)
    Mailza Bernard
    mailzabernard.near

  2. Localização (cidade e país)
    Tiradentes, Minas Gerais

  3. Contas nas redes sociais
    instagram.com/mailzabernard

  4. Site ou Portfolio
    https://mailzabernardmb.wixsite.com/portfolio

*5. Artist Statement - conte-nos sobre a sua prática artística e processo criativo; max. 5-10 frases

MailzaBernard, 31 anos, artista multimeios. Nasci em São Paulo e fui criada em Minas Gerais. desde 2019 resido na cidade de Tiradentes, MG. Cursei Design de Moda e Artes Aplicadas à Cerâmica. Nas minhas criações questiono a partir de perspectivas feministas decoloniais, em um recorte sobre identidade, maternidade e ecofeminismo.
Mixo diversas linguagens como forma de experimentar a transdisciplinaridade e a desobediência ao tradicionalismo artístico. Revisito os saberes tradicionais como a cerâmica e o bordado e os associo à arte contemporânea, híbrida, digital e performática em busca de reivindicar o lugar de artista das artesãs.

6. Sinopse do projeto - de que modo esta bolsa contribuirá para o projeto? Que tipo de trabalho artístico está a pensar pesquisar/ começar ou concluir com esta bolsa? qual o objectivo?; max. 5 frases

Puerpério na Ilha dos Ossos é uma pesquisa prática/teórica que acolhe os desdobramentos poéticos e plásticos de esculturas performativas e transmidiáticas, elaboradas a partir de símbolos que representam a maternidade. Baseada em representações de ossos, úteros e cordões umbilicais pondero reflexões críticas sobre o feminismo, sendo a base dos meus questionamentos minha experiência como puérpera. Utilizo de perspectivas históricas e referências decoloniais para analisar manifestações artísticas sobre a maternidade e que de alguma forma partilham de minhas angústias como mulher-mãe. Os principais objetivos dessa pesquisa são pesquisar a performatividade e relações de co-dependência com o corpo performático de objetos cerâmicos, a partir de esculturas e seus desdobramentos poéticos, explorando aspectos transmidiáticos e o rompimento de padrões na produção cerâmica e discutir micropolíticas de resistência materna, como a amamentação e economia do cuidado. Através da bolsa gostaria de reproduzir o estudo da performance (vide video no item 7) com materiais que não acessei por falta de recursos (uma piscina, mais leite e mais argila) e me ajudaria na minha produção de forma geral como uma mulher-mãe carente de políticas públicas para desenvolvimento artístico.

*7. Videos / Exemplos de trabalhos ou ensaios recentes ou não - max. 4 (se já não estiverem disponíveis no portfólio/website/plataformas sociais)

2 Likes

O link do vídeo foi corrompido, segue novo link: