[APPLICATION] Programa de Bolsas Artísticas # 6 - gustavoxtorres

  1. Gustavo Torres - gustavoxtorres

  2. Rio de Janeiro - Brasil

  3. instagram: @torresxgustavo

  4. website - portfolio

  5. Gustavo Torres (Rio de Janeiro, 1987) é artista visual e sonoro. Estudou na Eav/Parque Lage, é bacharel em cinema e mestre em Teoria e Experimentações da Arte / Linguagens Visuais pela UFRJ com bolsa do CNPq. Participou das residências da Pivô, FAAP, RedBull Station, contemplado com bolsa para residência na Saco Azul/Maus Hábitos em Porto,Portugal e; em 2018 foi indicado aos prêmios PIPA e BRAVO! de Cultura de Melhor Disco Música Erudita. Já expôs e se apresentou em lugares como CCSP, CAC Vilnius, Instituto Iberê Camargo, MAC Paraná, Centro Cultural Banco do Nordeste, Casa França Brasil, Oi Futuro, Galeria Bolsa de Arte, Galeria Vermelho, Galeria Cavalo, Galeria A Gentil Carioca, Galeria Anita Schwartz, Parque Lage, Coleção Moraes Barbosa, entre outros. Sua produção multidisciplinar abarca filmes, vídeos, instalações, peças sonoras, peças conceituais, performances, objetos, esculturas, textos e publicações. Habitando os extremos, suas obras frequentemente apresentam o esvaziamento ou a saturação, revelando um grande interesse pela noção de experiência estética, suas condições e efeitos, e como esta se relaciona com a institucionalidade da Arte. Tendo passado pelo Cinema, ativo desde cedo no cenário de música underground e em movimentações políticas autônomas, e sendo surdo, talvez Gustavo utilize sua produção para resolver seus próprios problemas referentes à imagem, ao som, ao espetáculo, através de elaborações baseadas em impossibilidade, incapacidade e impotência. Vem cada vez mais se preocupando com a ideia de progresso e com os fracassos da modernidade, o que, talvez, esteja refletido em sua produção mais atual.

  6. Filme Inapreensível, trata-se de um filme em 16mm composto por fotogramas de diferentes rolos de filmes descartados de acervos fílmicos. Utilizando apenas 1 fotograma de cada rolo de filme e justapondo-os, um após o outro, apresentando cada fotograma por apenas 1/24 de segundo, a projeção resultante é a de uma imagem impossível, um borrão proveniente de fotogramas descontínuos que extrapola nossa capacidade cognitiva para ver e reconhecer. A produção do filme acontece da seguinte maneira: primeiramente os fotogramas são digitalizados, para depois retornarem para a película, em um novo filme. Atualmente, o projeto está em desenvolvimento com o apoio material da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, um dos mais importantes centros de preservação cinematográfica da América Latina. A bolsa NEAR possibilitará a continuidade do projeto, custeando parcialmente a digitalização e a posterior transferencia para uma nova película cinematográfica.

  7. X

2 Likes

Olá @gustavoxtorres !

O júri da Program de Bolsas fica muito contente de te informar que foste seleccionado para a sexta edição! :star_struck: :star_struck:

Bem-vindo à comunidade da Incubadora!

Vamos avisar-te, muito em breve, para poderes pedir o valor da bolsa. Como esse valor depende do apoio da NEAR Foundation avisamos já que poderá haver alguns atrasos, que esperamos que não seja significativo.
:purple_heart: :dizzy:

Se puderes, envia-nos um e-mail com a melhor forma de te contactar para:
incubadoradao@gmail.com.

As nossas redes:

WebSite | NEAR Forum | Instagram | Twitter | Facebook | Telegram Group Chat

2 Likes