[APPLICATION] Programa de Bolsas Artísticas #5 - kennyosevera.near

Nome e carteira: Kennyo Severa - kennyosevera.near

Localização: Moreno/Pernambuco - Brasil

Contas das redes sociais: @kennyosevera

Site ou Portfólio digital: Tumblr

Artist Statement:

Minha obra acontece a partir da investigação da impossibilidade de existir enquanto uma Pessoa-utópica. Minhas principais referências são nos saberes do benzimento, da encantaria e tenho significativa influência da polifonia dos ritmos periferizados como, por exemplo, a swingueira. Atualmente utilizo das plataformas textual, visual e da performance para conjurar tramoias despoéticas que causem meu continuar no mundo por meio de acontecimentos artísticos, experimentando também o audiovisual, através de investidas de cenas performaticas que são desenhadas por mim objetivando sentenciar o fim do mundo recolonial e do corpo humano desenhado por esse mesmo mundo, utilizando da incorporação que surge no momento em que se acoplamos com a dimensão do nada.

Sinopse do projeto:

Caso meu trabalho seja financiado com essa bolsa poderei dar continuidade a série de vídeo-performances que comecei desenvolver de maneira independente chamada de “O enterro da vida”. Nessas performances tensiono espaços íngremes e inóspitos com esse corpo no qual nomeio como um corpo de uma Pessoa-utópica (contorno defendido por mim em um ensaio publicado em 2022), objetivando enterrar essa concepção de vida que existe apenas após as investidas coloniais do século XVI e que perdura até hoje com as constantes atualizações desse projeto colonial. São enterros dessas maneira de vida hegemônica, do tempo e da morte, conceitos esses epistemologicamente inventados para garantir a segurança desse projeto recolonial nefasto. Ao entender isso que apelidaram corpo como um instrumento original que de forma pressuposta formos obrigades a se afastar, me religo e re-aciono esse contato com esse corpo, embuide do desejo de, no meio desse “jogo” com essa “materioalidade-corpo”, criar outros espaços, porque nessas ações exerce-se uma força vital e alegre que é capaz de suscitar uma ação “ancestral”, mas diferente, como se fosse uma ação ritualista elaborada por essa pessoa-utópica. Essas ações são disparadas após zunidos (corpos-imateriais) que ao tocarem nesse meu corpo-utópico acionarão gestos, que são lembranças dessa necessidade de enterrar esses sentimentos e sentidos aprisionadores, fazendo perceber, assim, nessa reverberação, esse desejo de enterro dessa vida recolonial por meio desses deslocamentos. Ou seja, com essa bolsa pretendo concluir essas 3 vídeo-performances que começo na casa de minha vó (meu maior referencial teórico-poético), mas que tenho o desejo de investigar outros espaços.

Exemplos de trabalhos artísticos:

Ao tentar mandar todos o links especificados, a plataforma me informou que deveria apenas mandar dois links, pelo motivo de ser um usuário novo, logo segue o link da plataforma na qual compartilho meus vídeos-performances chamados “O enterro da vida”, “AVESSO”, “uma conversa em sueka”, entre outros: https://www.youtube.com/channel/UCqwCvDKrhKVJcyZ4zAQjpZA

4 Likes

Olá, @kennyosevera !

Obrigado pela tua candidatura. Tivémos um record de participantes e o processo de selecção foi muito complicado nesta quinta edição.

Os critérios usados foram os seguintes: » Qualidade do Trabalho » Experiência Prévia » Coesão com o projecto da Incubadora e a Open Call »Qualidade da Candidatura »Impacto da bolsa no trabalho do candidato.

Foi uma decisão muito difícil, mas infelizmente a tua candidatura não foi seleccionada para esta edição.

Esperamos receber uma candidatura tua nas próximas edições, e quem sabe possamos colaborar de outras formas.

Abraço :purple_heart::dizzy:

1 Like