[APPLICATION] Programa de Bolsas Artísticas #6 - Danilo Oliveira Vaz

Nome e Near ID (Carteira NEAR)
Danilo Oliveira Vaz - 73a4a8ae38688b12e9e5964fd1776fc4e68dd7a8af85a1201a5525f9c114d9a2

Localização (cidade e país)
Morretes-PR, Brasil

Contas das redes sociais (se houver)
twitter: @emergir_co

Site ou Portfolio ou Bio
https://danolivaz.hotglue.me/

Artist Statement - conte-nos sobre a sua prática artística e processo criativo; max. 5-10 frases

Uma característica do meu trabalho é a busca por compreensão do que acontece nas camadas não superficiais dos fenômenos que me proponho a investigar. Daquilo que ocorre no Âmago - não só dos “objetos de estudo”, mas principalmente das relações que se formam a partir dos mesmos.

Para tanto, tendo a partir de algum evento intrigante que desperte uma ressonância investigativa. De acordo com a escala dessa ressonância, desenrola-se um processo natural de conexão entre o mesmo e outras referências emergentes, o que tende a abrir caminhos e destinos muito surpreendentes. Processo, portanto, ao mesmo tempo síncrono, sinérgico e imprevisível.

Em termos de temática, aquilo que parece invisível aos nossos sentidos me fascina, especialmente o que diz respeito a outras formas de vida! Há claramente muitos aspectos da realidade e da Vida que não estão plenamente integrados nas nossas experiências individuais e coletivas de tais fenômenos, porque não os percebemos conscientemente.

Sinopse do projeto - de que modo esta bolsa contribuirá para o projeto? Que tipo de trabalho artístico está a pensar pesquisar/ começar ou concluir com esta bolsa? qual o objectivo?; max. 5 frases

Recentemente tenho estado muito interessado em formas de perceber a nossa natureza mais que humana, incluindo a Senciência e Consciência de outras formas de vida - e como podemos conscientemente interagir com isso.

Em termos práticos, encontrei grande inspiração no emergente campo de sonificação de biodados, o que me levou a montar um dispositivo à base de Arduino que me permitiu brincar/experimentar artisticamente com estas ideias: o “InterComUnit” versão 1, apresentado no segundo vídeo abaixo.

Agora, depois de muita depuração dessa “primeira fase” do processo, estou no início do desenvolvimento do InterComUnit versão 2. Meu principal objetivo é integrar diferentes sensores em um único dispositívo, a fim de expandir as capacidades de percepção e interação humana com o seu entorno, especialmente em relação a outras formas de vida.

Sensores magnéticos, térmicos e de radiação seriam o suprassumo desse projeto, bem como a mistura e integração dos biodados obtidos em uma plataforma interativa de uso intuitivo. E a bolsa artística seria utilizada para a aquisição desses equipamentos e o custeio de eventuais gastos logísticos relacionados ao projeto.

Videos / Exemplos de trabalhos ou ensaios recentes ou não - max. 4 (se já não estiverem disponíveis no portfólio/website/plataformas sociais)

1 Like