-
Nome e Near ID (carteira Near)
Leonardo Gonçalves (leonardogsilva.near) -
Localização (cidade e país)
Alagoa Grande, Brasil -
Contas das redes sociais (se houver)
@leonardogoncalvescine -
Site ou Portfolio digital quando aplicável
Portfólio - Leonardo Gonçalves by Leonardo Gonçalves - Issuu -
Artist Statement - conte-nos sobre a sua prática artística e intenção poética; max. 5-10 frases:
Como cineasta e filho de agricultores assentados, busco ressaltar o lugar de fala da população rural pobre ao apresentar temáticas relacionadas ao cotidiano no campo, reforma agrária e denúncia à crimes ambientais. Meu estilo cinematográfico é diverso, envolvendo filmes de ficção, documentário, animação e até cinema experimental.
- Sinopse do projeto - de que modo esta bolsa contribuirá para o projeto? Que tipo de trabalho artístico está a pensar concluir com esta bolsa? ; max. 5 frases
Tendo em vista que não possuo condições materiais para arcar com o valor do meu próximo projeto audiovisual, esta bolsa torna-se essencial para cobrir os gastos da produção (alimentação, transporte e aluguel de equipamentos). Trata-se de um documentário, cujo tema é a história da Reforma Agrária do Assentamento Maria da Penha. Assim, esse filme buscará construir uma narrativa documental pautada na experiência sensível de agricultores e agricultoras, registrando suas histórias e memórias.
- Exemplos de trabalhos artísticos recentes ou não - max. 4 obras (se já não estiverem disponíveis no portfolio/website/mídias sociais)
Isolamento Rural (2020)
Habitus (2016)
Canários x Canalhas (2021)
Terra Vermelha (2021)
Esses e outros filmes podem ser acessados no meu canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC-Oeo2OyyCZq33782nZfaig/videos