[APPLICATION] Programa de Bolsas Artísticas #6- Luciano B

  1. Luciano B - Oxum

  2. Lisboa, Portugal (cidade e país)

  3. www.instagram.com/lbcieza/

  4. www.lbcieza.com

  5. A minha prática artística desenvolve-se em diferentes campos e expressões artísticas, desde dança, poesia, música, performance, fotografia e cinema. Eu uso essas mídias e ferramentas para investigar e explorar diferentes sensações, ideias e formas de se relacionar com o mundo - tanto coletivamente quanto subjetivamente. Como são construídas as narrativas que regem e condicionam nossa subjetividade: nossa maneira de pensar, sentir e se relacionar com o ecossistema (a cidade, a natureza, outros seres humanos, outros organismos etc.) Como influenciam a nossa forma de interpretar a realidade (e a nossa forma de Ser) a tecnologia, mídia, publicidade, cinema, arquitetura, leis, religião, etc. Fazendo uso dessas questões, desenvolvo diferentes práticas e elementos, ora performances, ora projetos fotográficos, música ou documentários.

  6. Esta bolsa vai contribuir para que eu possa pagar os intérpretes que vão aparecer no filme que pretendo desenvolver. O projeto pôde ser desenvolvido graças a esta bolsa.

O projeto que vou desenvolver é um filme com duração aproximada de 10 minutos. É um filme inspirado no ritual religioso-cultural do tarantismo no sul da Itália, documentado no filme La Taranta, de Enesto de Martino, onde várias pessoas que são “picadas” por uma aranha entram em estado de transe e catarse que os leva a equilibrar seus estados psíquicos.

No caso deste novo filme que vamos desenvolver - Símbolo: Sobre o que não se sabe nem ve - acompanha a peregrinação – movimento de várias pessoas que rolam no chão desde os espaços quotidianos em que se encontram até ao mar. É um filme sobre um processo, um ritual e uma metamorfose que acontece através de um estado de transe: o movimento repetitivo de rolar no chão. Este estado de transe em que estas personagens entram obriga-as a embarcar numa viagem por diferentes espaços interiores e exteriores da cidade de Lisboa. Desde escritórios, espaços modernos de apartamentos, espaços comerciais e espaços públicos como praças e parques.

1 Like

Olá @Oxum

A decisão do Júri foi muito complicada. Lamento dizer que não te foi atribuída a bolsa, mas queremos indicar que o teu trabalho se destacou. Gostaríamos de continuar em contacto para pensarmos juntos em formas de colaborar.

Se puderes, envia-nos um e-mail com a melhor forma de te contactar para:
incubadoradao@gmail.com.

As nossas redes:

WebSite | NEAR Forum | Instagram | Twitter | Facebook | Telegram Group Chat

1 Like