[APPLICATION] Programa de Bolsas Artísticas #6 - Tay Barcelos

Nome

Taynara Barcelos Palmares (Tay Barcelos)
Carteira NEAR: 4f7cee430ee03b4b34bb4051cc71cad562290e25d8c719213a019ecbf0834e76

Localização (cidade e país): Niterói-RJ / Brasil

Contas das redes sociais
Instagram: @barcelostay
@twitter: barcelos__t

Bio

Tay Barcelos é artista visual, arquiteta urbanista e mestranda em Urbanismo pela UFRJ. Nasceu no interior do Rio e é na faculdade de arquitetura, em 2013, que começa sua prática em pintura. Vive e trabalha em Niterói-RJ em seu ateliê privado de arte e arquitetura, atuando de forma independente nas duas áreas desde 2020. Seu trabalho tem suporte principal na pintura, mas passeia em diferentes técnicas como gravura, desenho, fotografia e vídeo-poema. Busca na memória e nas experiências que lhe atravessam no cotidiano o fio condutor de suas criações – ligadas principalmente à experiência de viver na cidade e à paisagem, onde ora a natureza e principalmente a Mata Atlântica se mostram presentes, ora formas orgânicas, retilíneas e cores chapadas remetem a um espaço urbano. Procura assim, investigar sentimentos e sensações que permeiam a relação sujeito-mulher-entorno, mapeando semelhanças e criando novos cenários e narrativas pictóricas sobre si e sobre o espaço. Participou da exposição coletiva online “Caminhos” na Casa264, com curadoria de Bia Rodrigues, em Niterói-RJ (2020) e do Leilão Arte na Fonte, promovido pela Úmida Galeria (2020).

Artist Statement

Atualmente meu trabalho artístico tem suporte principal na pintura, principalmente aquarela e monotipias, por apreciar técnicas onde sempre há surpresas do acaso do gesto no resultado final. Tenho a memória e as experiências do cotidiano como fio condutor de minhas criações: as de casa onde nasci, as da cidade e seus estímulos permeada pela Mata Atlântica. Com isso, crio cenários e atmosferas que podem ser memórias reais ou inventadas, onde me interessa explorar a relação sujeito-mulher-entorno, identificando semelhanças e subvertendo limites do real e imaginário, da pintura figurativa e abstrata, dos limites do corpo e da cidade.

Sinopse do projeto

A bolsa contribuirá para um projeto que venho desenvolvendo desde 2020, no início da pandemia. “Sonho Lúcido” é uma série feita até então em aquarela sobre papel, cuja intenção no momento é desenvolver uma linguagem visual que se extenda em outras escalas e suportes, como óleo e acrílica sobre tela, com medidas maiores que as usuais do papel em aquarela. O valor da bolsa seria revertido para a compra desse material, que seria imprescindível para a experimentação, prática artística e amadurecimento do projeto.

Sonho Lúcido nasce a partir da observação do tempo que passa em outro ritmo. Ele tem dois momentos. O primeiro, um tempo movido por incertezas, expectativas, medo, ansiedade, desejos e sobretudo, nostalgia com um futuro cheio de vontades adiado e também com um passado de hábitos que pareciam muito distantes. O segundo momento é o agora. O tempo do presente e do instante que já vira passado num piscar de olhos. Enquanto a vida retorna ao novo normal, aqui o sonho permite imaginar em cenários de paz e contemplação do sublime – a vida urbana acontece longe daqui, num lugar nenhum. Paisagem e corpo se misturam, numa exaltação da fertilidade presente em toda a vida ao redor e da exaltação de um estado de presença que só a natureza e momentos de introspecção e solitude podem proporcionar. O sonho lúcido é uma referência às “ideias para adiar o fim do mundo” e fala da experimentação de possibilidades da realidade e da prática de se autoconhecer – e não como um ato inerte e passivo de dormir e sonhar.

Videos / Exemplos de trabalhos ou ensaios recentes ou não:

Disponíveis no portfolio online:

1 Like