[APPLICATION] Programa de Bolsas Artísticas #6 - Luis Arnaldo

Nome e Near ID: Luis Arnaldo

Localização: Campinas, São Paulo, Brasil

Contas das redes sociais: @a.artificio (Instagram)

Site: www.anunciodeartificio.com.br

Artist Statement:
Bacharel em arquitetura e urbanismo pela UFMG (2010) e em artes plásticas pela UEMG (2016). Desde 2019, é mestrando em artes visuais do PPGAV do IA da Unicamp. Tem como principal objeto de interesse o espaço e seus agentes formadores. Ao investiga-lo, toma a arte como plataforma instituída para confrontar o pensamento científico – sobretudo a geografia, a antropologia, a arquitetura e o urbanismo. Embora trabalhe com uma ampla gama de mídias, desenvolve uma pesquisa continuada em desenho. Considera esse meio, por suas estratégias de ação, uma ferramenta eficaz em tornar visível relações entre corpo, espaço e paisagem. No contexto específico de seu mestrado, vem pesquisando as contribuições do desenho, a partir de sua autonomia histórica, para o alargamento das categorias das artes visuais, bem como sua inserção no campo das práticas discursivas.

Sinopse do projeto:
Esta bolsa contribuirá para a estruturação (projetiva e executiva) de uma ocupação de desenho nomeada por “céu e chão” cujos desenhos preparatórios podem ser vistos nos links abaixo ou em meu Instagram. Nesse trabalho, todo o teto e todo o chão de um dado espaço expositivo seriam ocupados, em larga escala e ampla dimensão, com tais desenhos. Enquanto o teto estaria recoberto por desenhos contendo a matéria aquosa do azul esferográfico, o chão recobrir-se-ia da aspereza escura do carvão, causando, assim, pelo contraste de suas materialidades e pelo modo de seus espelhamentos, uma tensão no espaço.

“Céu e chão” integra uma série de trabalhos que têm por centralidade o tempo e a ação como agentes indissociáveis para a construção de um lugar. Todos eles têm por procedimento comum o mero recobrimento total de um dado suporte por uma mesma matéria e mediante um mesmo gesto. Se meus trabalhos precedentes vinham sendo elaborados como ocupações – categoria artística decorrente da confluência do desenho com a famigerada instalação –, os trabalhos de agora procuram a simplificação, abolindo excessos e, com isso, retornam ao plano bidimensional; ao tradicional suporte da prática do desenho.

Exemplos de trabalhos recentes:
sem título (preparatório para céu)
sem título (preparatório para chão)

1 Like

Olá @a.artificio

A decisão do Júri foi muito complicada. Lamento dizer que não te foi atribuída a bolsa, mas queremos indicar que o teu trabalho se destacou. Gostaríamos de continuar em contacto para pensarmos juntos em formas de colaborar.

Se puderes, envia-nos um e-mail com a melhor forma de te contactar para:
incubadoradao@gmail.com.

As nossas redes:

WebSite | NEAR Forum | Instagram | Twitter | Facebook | Telegram Group Chat