[APPLICATION] Programa de Bolsas Artísticas #6 -Oleandro Pires Garcia

Nome : OLeandro Pires Garcia

Localização: Cidade da Praia na ilha de Santiago- Cabo Verde
Conta das redes sociais:
Facebook Redirecting...
Video da exposição no centro Cultural Cabo Verde em Lisboa Portugal Novembro 2021 na aquela que é até agora a maior Exposição da arte contemporânea de Cabo Verde realizado. Facebook pagina : Oleandro art project/arte jovem

ArteJovemprojectoOleandro
No meu facebook praticamente esta grande parte das minhas obras ,conceitos e práticas Artísticas.

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/oleandropiresgarcia

Site oficial do Governo de Cabo Verde ,exposição "de DENTRO e fora " lisboa Portugal Novembro 2021. Procurem.

Revista Time Out ,lisboa Portugal: "Lisboa Negra da Time Out . Site

Portfólio/Biográfia :

Oleandro Pires Garcia ,nasceu na cidade da Praia, Ilha de Santiago, Cabo Verde,Artista Visual,Professor, ilustrador, designer gráfico, Garcia é apaixonado pelas artes plásticas e define-se como artista intervencionista. A sua arte, de traço nitidamente contemporâneo, está intimamente e de forma constante ligada à realidade social através da frequente participação solidária.

Oleandro Pires Garcia ainda criança venceu um concurso de banda desenhada em 1999 feito pelo centro cultural Frances na Cidade da Praia Capital de Cabo Verde , em 2011 venceu o concurso da Academia internacional de artes,participou em exposições conjuntas, como “Cabo Verde Contemporâneo” – 2016; “Um corpo dos kurson” – 2017; “Exposição Coletiva na Cimeira da CPLP” e no “Projeto de Arte urbana” em Achada Grande Frente, na cidade da Praia, em Cabo Verde.

Em 2018, inaugurou a exposição de pintura “Utopia in Versus”, com 40 quadros, enquadrada na rubrica “Talentos Consagrados”, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, na cidade da Praia. Nesta mostra, de 40 quadros, o pintor aborda temas como o das crianças-soldados, retrata músicos, como o americano Charlie Parker, e poetas e escritores, como o cabo-verdiano Eugénio Tavares.

Em 2019 fui selecionado pela Fundação Calouste Gulbenkian a realizar uma residência artística na cidade do Porto em Portugal por três meses.

Ainda em 2019 foi convidado, com outros artistas, a participar na exposição coletiva temporária “Estórias Dentro de Casa”, incluída nos eventos que assinalaram a inauguração do Centro Cultural de Cabo Verde, em Lisboa.

Em 2021, participou na Exposição Coletiva de Arte na Lusofonia, promovida pela CPLP para comemorar o dia 5 de Maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa e da Cultura.

Em Novembro 2021 a convite do Governo de Cabo Verde, Ministério da Cultura e da indústria criativa de Cabo Verde junto com Embaixada de Cabo Verde em Lisboa Portugal e a Uccla, selecionado entre os melhores artista contemporaneo de cabo verde a participar na maior amostra de arte contemporânea de sempre de Cabo Verde e inagurado na UCCLA no dia 15 de Novembro e 16 de Novembro segunda parte no centro cultural de Cabo Verde em Lisboa Portugal .

Pratica Artistica e intenção poetica : por ser artista visual contemporâneo a minha arte ,tem múltiplas formas e funções, trabalho em telas com molduras ou sem molduras, no papel utilizandos variedades de papéis até cartão , no ultimo dois anos estou a desenvolver uns trabalhos em metais de todo tipo ate latas cozido com folios de cobres ,montados peça a peça servindo como um especie de tela ou suporta para depois ser pintado a óleo, um trabalho chega a pesar quase cinco kilos , uma forma de arte precupado com o meio ambiente e ecológica, utilizo processo de queimar e voltar a montar.

SINOPSE do projecto :
ha dois anos atrás comecei um estudo ,pesquisas dentro da arte contemporânea, a arte baseado em MEMÓRIAS do passado até o presente: por ser cabo verdiano um mestiço das dez ilhas e Africano , a estudar povos mestiços partindo do príncipo de cabo verde costa ocidental Africana até as Americas e Europa e outros,trazendo temáticas sobre os crioulos, Africanos ,Afro descendentes no mundo .
O nome do meu projecto é " AFRO MEMÓRIAS EM MOVIMENTO" um estudo pesquisas do passado ,os factos importantes , uma prespectiva nova. Olhar da arte contemporânea sobre as memorias Afro e descendentes dentro do contexto memorias do mundo ! Iniciei este projecto de forma desapercebida e sem a real intenção, até ter a consciência que era isso que ando a fazer de forma isolada em 2020/2021 com a situação da pandemia covid 19 ,hoje já tenho uma ideia concreta e clara, e sobre como explorar as memórias - pessoal, coletiva ou cultural ,se manifestam em diversos processos de criação no movimento artístico contemporâneo. Interligando com a preocupação do nosso tempo atual,social,cultural ,ecologia e identidade .
Falando do passado,do presente ,Afro memorias ,no caso de cabo verde Africa/Europa ,juntando a ideia do mundo moderno contemporâneo na dita globalização, sociedadd de consumo. Utilizando suportes de trabalho como papéis, matais ,latas, na produção de arte.
Exemplo:

1 Like