[APPLICATION] Programa de Bolsas Artísticas #6 - carolinalopes.near

Nome: Carolina Lopes
Near ID: carolinalopes
Localização: Rio de Janeiro, Brasil
Instagram: https://www.instagram.com/carolinarebobina/
Portfolio: Carolina Lopes_2022.pdf - Google Drive
Artist Statement: eu sou carolina lopes, nasci em são gonçalo, onde vivi até 2017. hoje vivo e trabalho no rio de janeiro. formada em propaganda e marketing, pela universidade estácio de sá e sou formanda de história da arte pela uerj. minha pesquisa articula 3 questões que estiveram sempre em meus pensamentos: o fato de ser mulher e ser pobre - por esses, ser limitada durante toda a vida - e também o oposto: eu queria poder. tenho no gesto de autoproclamação, um modo decolonial de me fazer caber neste mundo. declarar-me artista é uma conquista recente: tal qual a palavra mágica, ao nomear-me artista, existi artista. deste modo, tenho na fotografia minha prática inicial, que se desdobra em videos, poesia visual e escultura.

Sinopse do projeto: tenho uma pesquisa em processo, chamada trabalho: trabalho. uma série de trabalhos que surge da pesquisa sobre o assunto: trabalho, emprego, venda de horas, de serviços, de produtos, para sustento próprio. trabalho desde os dezesseis anos e, nesta trajetória profissional, por mais que identificasse nos empregos, elementos que me satisfizessem como pessoa, sentia que de algum modo o trabalho me excluía a organicidade da vida, seu tempo. o trabalho, como é compreendido dentro da sociedade em que vivemos é burro. o trabalho considera o mínimo, exige o máximo, devolve o mínimo. a venda do próprio tempo para sobrevivência nos desperdiça energia criativa e, me pergunto todos os dias: como ser artista depois do trabalho? se desdobra em produções que me são caras, financeiramente e de tempo de dedicação. a bolsa me ajudaria a pôr alguns trabalhos desta série em prática.

1 Like

Olá! Gostaria de saber como faço pra ver a resposta sobre as bolsas.

Obrigada!