[APPLICATION] Programa de Bolsas Artísticas - ClaraBoasorte

  1. Clara Boa Sorte , ClaraBoasorte
  2. Salvador, Brasil
  3. instagram @djbelbellita
  4. Me chamo Clara Souto Boa Sorte, sou uma artista baiana de 30 anos, comecei meus estudos na dança aos 4 anos de idade através do balé clássico em uma escola local, participei ao longo da minha adolescência em competições de dança sendo premiada em alguns concursos nacionais e internacionais. Aos 18 anos me mudei para Nova Iorque para integrar o programa de Trainees da Joffrey Ballet School onde permaneci de 2010 a 2012, quando compreendi que não me identificava mais com a a estrutura do mundo do balé. Voltei para Salvador e ingressei na escola de artes cênicas da Universidade Federal da Bahia onde me graduei em interpretação teatral. No mesmo período comecei a atuar como Dj na cena de música eletrônica alternativa. Nesse período integrei o Balé Jovem de Salvador e a Jorgre Silva Cia de Dança. Após concluir a graduação fui para Israel onde cursei o programa Dance Journey para estudantes internacionais da Kibbutz Contemporary Dance Company. Após a conclusão do curso me mudei para Tel Aviv onde tive a oportunidade de participar de cursos e workshops com nomes como Ohad Naharin, Yasmeen Godder, Sharon Eyal, Barack Marshall, dentre outros. Voltei para o Brasil em 2021. Além da arte faz parte da minha vida os estudos sobre espiritualidade incluindo xamanismo, bruxaria, e a prática de terapias holísticas.
  5. Artist Statement - Minha pratica artística tem se transformado muito durante os anos, e tem se tornado essa junção de Clara bailarina, dj, atriz, diretora, escritora e terapeuta. Durante a pandemia questionei muito o papel da arte no palco, e seu real impacto na vida das pessoas. Me sentia muito conectada a busca pela conexão em termos de espiritualidade com algo maior que ainda não havia encontrado, vivi muitos anos como ateísta mas voltei a me conectar através da medicina Ayahuasca, acredito na força dos elementos da natureza e do fluxo de energia. E assim a minha pesquisa na dança tem se dado muito nesse sentido, dançar na natureza, com o ar, a água, o fogo, a terra, me deixando ser afetada e observando como afeto os ambientes a minha volta. Em 2021 estreou um trabalho audiovisual que dirigi para o Balé Jovem de Salvador chamado Tsunami que falava sobre a água e sua força transformadora. Sigo no intuito da pesquisa do estranho, da conexão dos nossos corpos com a natureza, e com as práticas ancestrais, e de como o diálogo com a força dos elementos impulsiona o meu criar artístico.
  6. Blurb of Current/Planned Project - Tenho um projeto de solo com o elemento fogo que já tem uma trilha sonora e todo o conceito criado mas precisa de um apoio financeiro para sair do campo das ideias. Essa bolsa me ajudará a finalmente materializar esse projeto que tem o intuito de se tornar um vídeo dança gravado no Espaço Waru na Chapada Diamantina, na Bahia, Brasil a partir de uma pesquisa da dança com a natureza e com o fogo.
  7. Video link of previous samples of your work, rehearsals or research material -
    Capivarando a noite - YouTube
    https://www.instagram.com/reel/CcqkL-2j2NC/?igshid=YmMyMTA2M2Y= video gravado na Chapada.

Ola @ClaraBoasorte,

A tua candidatura nao foi considerada uma vez que foi submetida após o fecho da Open Call. Iremos continuar a fazer open calls de dança e esperamos que te candidates de novo.

Abraço