[APPLICATION] Programa de Bolsas Artísticas #6 - discoforest.near

1. Nome e Near ID (Carteira NEAR)
Victor Miriam Sebastião - discoforest.near

2. Localização (cidade e país)
Alto Paraíso de Goiás - GO, Brasil

3. Conta da rede social
@victormiriamsebastiao

4. Portfolio e Bio

[Portfolio: Fotografia e Dança]

Victor se alterna entre os papéis de artista dançante, designer gráfico e educador do movimento somático. Concluiu, em 2015, sua Graduação em Design pela FACAMP (Campinas, São Paulo) com intercâmbio na OCAD University (Toronto, Canadá). Em 2018, despertou para a dança durante a residência artística Ressonâncias da Dança, que aconteceu em Alto Paraíso de Goiás, onde mora. No ano seguinte, aprovou seu primeiro projeto junto ao Fundo de Cultura do Estado de Goiás, na categoria Bolsa de Formação em Artes. Atualmente, está em formação pela abordagem Body-Mind Centering e oferece oficinas de Movimento Somático pelo projeto O Corpo Coletivo. Enquanto isso, segue participando de outras iniciativas como dançarine e designer. Tem buscado cada vez mais integrar sua formação acadêmica com sua trajetória artística, se fazendo valer principalmente da fotografia como recorte para suas vivências na natureza, esteja o corpo à frente ou por detrás dos registros. Em 2022, teve sua primeira NFT, Morranu, criada durante um onboarding do Museu Transgênero de História e Arte (MUTHA).

5. Artist Statement
Investigo estados alterados de corpo-mente através de dança na natureza, fazendo uso do movimento para pesquisar modos de transcendência identitária. A fotografia entra para registrar resquícios dessas experiências, evidenciando relações de presença e ausência entre corpo e ambiente natural.
Tenho apostado na prática somática como pesquisa e método criativo, o que exige que eu me disponha ao imprevisto, através de um gesto de confiança para aquilo que a existência oferece. É uma escolha contracorrente ao ritmo cotidiano de produção, que se agarra a mecanismos de controle para prever resultados e gerar excedentes. Como dissidente de gênero, me fascina o que se expressa em termos de alteridade, transicionalidade e impermanência. Me interesso por dispositivos que desestabilizem subjetivações normativas.
O principal cenário das minhas experimentações é a natureza da Chapada dos Veadeiros, região central do Brasil, onde habita o bioma mais antigo e ameaçado do país, o Cerrado. Busco adentrar esses espaços com o respeito e a escuta que idealmente levamos para os encontros, reconhecendo o meio também como um Ser em devir, provido de modos de inteligência próprios.

6. Sinopse do projeto
Minha intenção com a bolsa é viabilizar a produção de uma série de colagens digitais, me fazendo valer de registros em foto e em video para criar composições que sobreponham e entrelacem corpo e natureza. Carrego o objetivo de transformar os resultados em NFTs, como forma de diversificar minhas fontes de renda e fortalecer a continuidade da minha trajetória artística. A fim de contribuir para a proteção do bioma onde resido e realizo meu trabalho, pretendo reverter 20% do que for arrecadado em vendas no primeiro ano de mintagem das obras para iniciativas que cuidam da preservação e regeneração do Cerrado, como a Rede de Brigadas Voluntárias na Chapada dos Veadeiros e a Associação de Coletores de Sementes da Chapada dos Veadeiros.

2 Likes