[APPLICATION] Programa de bolsas artísticas #6 - annagmenezes.near

Nome e Carteira: Anna Menezes - annagmenezes.near
Localização: Brasília - Brasil
Conta das redes sociais: @anannnanan
Site/portfólio: Anna Menezes - Kaleido

Artist statement: A amplitude do meu relacionamento com as artes visuais perpassa a atividade prática e o desenvolvimento acadêmico. Me chamo Anna Menezes, sou uma artista emergente lésbica de Brasília capital do Brasil, tenho 26 anos e desenvolvo um trabalho artístico voltado para a inserção do movimento no objeto estático como maneira de explorar a corporalidade, a psique e a pluralidade identitária brasileira, tendo como base uma experimentação tridimensional de imagens fotográficas fundamentada no suporte enquanto estrutura corporal e conceitual.
A poética do meu trabalho se manifesta como um sistema construído pela interseção de dois conceitos principais: corporalidade e comunicação. Evoco ressignificações ao conceder ao meu trabalho uma existência tridimensional que permite à minha fotografia intercambiar percepções com o observador e com o espaço expositivo. Projeto a base física das imagens de forma a criar uma poética comparativa com o corpo, corpo esse que não pode fugir de suas funções enquanto símbolo social, receptáculo da história e instrumento de transformação.
No meu trabalho paira a idealização da fala como aquela que denuncia mazelas individuais e coletivas. No entanto, como o universo fotográfico lima a voz enquanto meio de expressão, a carga informativa dos modelos é transmitida pela gestualidade corporal, em um processo visual que se afina não apenas com estados emocionais, mas também com o relevo do suporte.

Sinopse do trabalho:
Viver somente de arte no Brasil, como eu, é muito complicado pois não temos subsídios e nossa profissão é pouco valorizada então vejo essa bolsa como uma oportunidade única de focar e aperfeiçoar o meu trabalho sem me preocupar com as questões básicas do dia a dia. Sou movida por este sonho e pelo trabalho artístico. Procuro sempre melhorar e aprender e acredito que a minha candidatura é um caminho que me orienta e me ajuda neste auto-aperfeiçoamento e conhecimento artístico.
Diante do exposto, pretendo investigar a memória e as identidades do povo brasileiro numa perspectiva de valorização aos movimentos que ganham força política e cultural, bem como repercutem para um Brasil independente no âmbito do seu pensar-fazer política, social e cultural. Com isso, proponho desenvolver uma pesquisa fotográfica autoral e uma coleta de fotografias de domínio público do acervo nacional. Em seguida fazer a impressão fotográfica, dessa pesquisa fotográfica, sobre tijolos ou pedras, trazendo um caráter histórico da pluralidade identitária brasileira representadas pela experimentação tridimensional das imagens fotográficas fundamentada no suporte enquanto estrutura corporal e conceitual. Considero que esse projeto possa ser uma forma de lançar luz sobre o poder de reconhecer as nossas pluralidades enquanto povo brasileiro e singularidades enquanto sujeitos desse Estado-Nação.

Exemplos de trabalhos:
[Corpo-pedra: encontro de terras - Body-stone: meeting of lands]

1 Like