[CRIATIVOS DO BRASIL] Ideias, discussões e dúvidas

Esse post é para discutirmos novos assuntos, darmos ideias e tirarmos dúvidas.

Link principal da Criativos do Brasil

4 Likes

Olá pessoal,

Agradeço pela oportunidade de expressar ideias que possam contribuir para a melhoria de nossos trabalhos.

Creio que uma das questões mais importantes para a organização de todas as DAOs é o estabelecimento de um cronograma para todos os processos. Minha sugestão é essa:

  • Envio de Funding Proposals entre os dias 20 e 25 de cada mês.
  • Envio de Reports até o dia 30 de cada mês.
  • Envio da avaliação técnica por parte dos moderadores até o dia 30 de cada mês.
  • Aprovação das CFCs pelas DAOs até o dia 05 de cada mês (elas teriam as Funding Proposals já aprovadas pelos moderadores e os Reports como dados para avaliar a viabilidade das propostas).
  • Envio do Google Form para a NF até o dia 06 de cada mês.

Penso que assim teríamos tempo hábil para iniciar os projetos (convidar palestrantes, bounties para artistas, chamadas públicas, etc.) já no dia 06 de cada mês com a certeza de que teríamos os recursos necessários para custear os projetos.

Claro, trata-se de uma ideia de cronograma apenas para melhorar nossa organização, pois é muito estressante receber a notícia de que a Funding Proposal foi aprovada no dia 20 e depois sair correndo para fazer tudo o que foi proposto e ainda postar o Report antes da deadline atual para as Funding Proposals.

A ideia está aí para ser avaliada, melhorada, criticada ou aceita.

Obrigado :smiling_face_with_three_hearts:!

4 Likes

Perfeito e fundamental. Estamos sempre correndo contra o tempo porque está tudo acumulado muito junto e não há um cronograma realmente estabelecido.

Eu gosto muito da sua ideia. Eu acho que é uma correria enorme o processo do report para postar a proposal. entendo a função, mas não acho que funcione, só torna tudo corrido e atravancado.

Acho q sua sujestao é perfeita:

  • dia 20 a 25 envio da proposal para o proximo mes
  • dia 20 a 30 análise da parte TÉCNICA pelos moderadores
  • até dia 30 envio do report do mês corrente
  • dia 1 a dia 5 análise pela comunidade e voto nas CFCs.

Eu reescrevi seu texto para pontuar que:

  • não acho necessária a data limite para o envio do forms pedindo o funding da NF. Isso é a cargo de cada DAO e o atraso será para a DAO e não impacta na comunidade. (e caso você esteja falando do form para a proposta mensal, eu acho que ele não deve existir)
  • eu acho q o reporte pode sim ser postado APÓS a proposta ser postada, pois a análise que ocorre até o dia 30 é meramente técnica sobre a construção da proposta e perguntar coisas sobre a proposta.
  • até o dia 5 a comunidade pode verificar os relatórios e quem não tiver postado não recebe voto nos CFCs.

Eu acho muito importante que façamos o relatorio para dar feedback das atividades executadas e não somente para poder postar a proposal. A possibilidade de uma coisa não estar atrelada a outra é ótimo para gerenciarmos o nosso tempo e não ser só uma linha gigante de ações que dependem da ação anterior executada.

Outro ponto que cabe aqui é:
eu acho que precisamos tb de analise em cima dos nossos reports. os moderadores e comunidade dão retorno nas nossas propostas, mas o relatorio parece não receber atenção.

Podemos também restingir. Se a pessoa pediu a proposta de julho, mas não postou o relatorio referente a proposta de junho (ou seja, o report de maio) não pode receber fundos. Talvez isso deva ter outra regra se pensarmos em DAOs novas, assim como elas ganham 2k e 3k nos 2 primeiros meses, talvez elas tb tenham q apresentar o relatorio dos 2 primeiros meses antes de postar as proposals 2 e 3 da nova DAO. Mas quando uma DAO já tem 6 meses, acho q essa correria só atrapalha, a gente já sabe que a DAO ta fazendo tudo certo, porque a pressa?

Ta confuso, acabei de acordar, mas acho que dá pra entender, obvio que se concordarem tem que melhorar o texto pra ser compreensivel :slight_smile:

3 Likes

Perfeito, concordo com tudo (ipsis literis)!

1 Like

Eu tenho dúvidas sobre Creatives DAO.

Moderadores tem o direito de rir das opiniões da comunidade e serem reativos e grosseiros quando questionados sobre qualquer assunto?

Quem faz a moderação dos moderadores nos grupos de telegram?

Pra quem reclamar quando os limites forem passados?

Ser xenófobo, transfóbico e machista pode?

Grate a quem puder me responder.

1 Like

Olá, tenho algumas sugestões. Uma delas é a formação de uma ouvidoria (imparcial e com representatividade) e a outra é que o mesmo mediador não faça a avaliação inicial em meses seguidos pois isso causa muito desgaste entre as partes. Em terceiro lugar que os mediadores tenham suas propostas avaliadas por outro grupo, que não eles mesmos. Talvez mediadores anteriores que recebam uma pequena quantia por esse trabalho. Feliz de estar neste grupo.
Ghini

4 Likes

Adorei a iniciativa!
Quero muito poder trocar, aprender e avançar nos projetos com vocês.
Existe algum encontro onde essas reuniões acontecem? Quero muito participar!

1 Like

Oioi, queremos manter tudo aqui e pelo astro mas tem o grupo da Brazil Guild no telegram onde a gente também se encontra Telegram: Contact @BrazilGuildCommunity

1 Like

Gente, tive uma ideia. Vamos fazer um clube de trocas de NFTs parados e empoeirados nos perfis? Aí a gente tem que divulgar o que vai oferecer e depois divulgar o que a gente pegou na troca. Acho que seria bem legal entre a gente e já poderia ser uma primeira ação bacana e que não custa nada (0.00001N de nada). Que vocês acham?

3 Likes

Muito obrigada @LulucaL :blush:

1 Like

eu topo <3 como faz

1 Like

Temos que organizar direitinho, ainda não sei exatamente. Aceito sugestões :relaxed:

1 Like