[BOUNTY FECHADO] Quatro artigos em Arte, Filosofia, Cultura e Tecnologia (Lusophone Language)

Prezados,

A The Philosophers DAO está muito feliz em lançar esta chamada para artigos. O universo de NFTs e Arte estão repletos de filosofia, portanto, muitas questões filosóficas podem ser enfrentadas por artistas em seu caminho para o desenvolvimento. Para melhorar esse crescimento filosófico em nossa comunidade, estamos lançando esse bounty para filósofos escreverem sobre Arte, Cultura, Filosofia e/ou Tecnologia.

Vamos pagar 100 usd em NEAR (o valor poderá variar de acordo com a taxa de câmbio do dia em que a NEAR Foundation realizar o depósito) para cada um dos 4 filósofos por seus trabalhos (até 1500 palavras) sobre os assuntos acima especificados. Os textos devem ser totalmente originais, não publicados em outros lugares e sem problemas com direitos autorais, e enviado em formato PDF. Vamos mintar este artigo como NFT, com a receita e royalties igualmente divididos entre o autor e a DAO, portanto, o autor também deve fornecer a primeira página do artigo como jpeg ou png, para que possamos usar como imagem de capa para o NFT. Vamos enviar 5 NFTs para o autor como presente e listar o restante, mantendo um na carteira da DAO, para registro histórico.

Fecharemos o bounty no 19 de setembro de 2022, quando a The Philosophers DAO escolherá os 4 melhores resumos. Por favor, envie seu resumo aqui, como comentário, juntamente com seu nome e NEAR Wallet. Se vc ainda nao tem uma conta no forum, por favor cria uma aqui. Se você nao tem near wallet, por favor cria a sua aqui: wallet.near.org Os autores escolhidos devem escrever o texto completo e postá-lo até o dia 25 de setembro. E também fazer parte do nosso grupo no telegram: Telegram: Contact @thephilosophersdao

Obrigado a todos pela participação.
Vamos trazer filosofia para a blockchain e fazer alguns NFTs!

Este bounty está vinculado à proposta:

7 Likes

Olá, meu nome é Louise Azevedo Moscareli. :blush:
Muito obrigada pela oportunidade de participar. Gostaria de abordar aqui um tema que me intriga muito: a questão da nossa percepção sobre o mundo.
A seguir meu resumo. Espero que gostem. :smiling_face_with_three_hearts:
User: @LouiseMoscareli
Near wallet: louiseam.near

"A DISTORÇÃO DA PERCEPÇÃO HUMANA A PARTIR DA OBRA ‘O MODO COMO O MUNDO É’ DE GOODMAN

A partir das críticas que o filósofo americano Nelson Goodman faz a respeito das insubsistentes tentativas de descrever o mundo de forma absoluta, abordaremos a ideia de que o ser humano ignora a distorção da própria percepção, em vista da confiança apressada de que as coisas são como lhe aparecem, somada à visão ingênua de que a linguagem é capaz de descrever o mundo, tal qual ele supostamente é, sem que haja qualquer tipo de interferência ou filtro entre a realidade e a interpretação. Essa perspectiva pretende refutar a possibilidade de que o contato que se tem com o mundo seja puro, ou seja, isento de significados e expectativas pré-existentes, que infiram ou emitam juízos de valor sobre as pessoas, fatos e coisas de ordem material e imaterial."

Abraços a todos :heart:

5 Likes

NOME: LUAN KIM FERREIRA DIAS
USER: luan.kim
NEAR WALLET: d033513477d928f640500759bbaf551eb301ddb7c4cf089728d7e864cf0ef692

TÍTULO: "O XADREZ COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA"

RESUMO: Não se sabe ao certo a origem do xadrez; são várias as referências desse jogo milenar e inúmeras as teorias de seu surgimento, sabe-se que é uma arte, filosofia, esporte e ciência. Atualmente, os parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) no Brasil, constituem-se em um conjunto de referências que têm como objetivo nortear a organização de conteúdos curriculares em âmbito nacional e orientar o professor na responsabilidade pelo processo de formação do brasileiro. No entanto, está incluída a prática de jogos de tabuleiro, como o xadrez. Os PCN’s afirmam que é possível desenvolvê-los no seu aspecto pedagógico. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo identificar como o xadrez está sendo utilizado dentro do contexto escolar no âmbito da educação básica. Como embasamento teórico foram abordados temas sobre o xadrez como ferramenta pedagógica e seus benefícios, assim como o xadrez e a matemática, na leitura e no raciocínio lógico. A pesquisa consiste em um estudo teórico e uma análise qualitativa, onde pôde-se compreender a prática do xadrez como ferramenta pedagógica proporcionam diversos benefícios para alunos da educação básica, como subsídios para um desenvolvimento cognitivo e social, e a melhoria do desempenho escolar, principalmente, no processo de aprendizagem da matemática e no desenvolvimento da leitura e memorização.

2 Likes

Olá a todos! Fiquei muito feliz com a proposta. Segue um dos meus resumos.

Nome: Elan Moises Marinho da Silva

User: @elanmarinho

Near wallet: elanmarinho.near

Título: Como filosofar sem sair da poltrona

Resumo: Sabemos que os cientistas fazem experimentos em laboratório e trabalhos de campo para investigar suas questões. E os filósofos? O que fazem? Em geral, a atividade filosófica não recorre a experimentos e a atividades de campo. Muitos filósofos fazem filosofia no conforto de suas poltronas, consultando suas próprias intuições a respeito de alegações, perguntas e casos hipotéticos. Diante disso, esclareço de como ocorre exatamente o apelo às intuições na filosofia analítica recente. Primeiro, a partir de exemplos envolvendo intuições sobre alegações Depois, a partir da Pergunta-Teste feita em metafísica para saber se um fato é necessário ou contingente. E, por fim, a partir de casos hipotéticos como: Dilema do Bonde, Casos Gettier, Violinista e Quarto de Mary.

Espero que gostem! Um abraço!
Elan

3 Likes

Olá novamente! Segue meu outro resumo:

Nome: Elan Moises Marinho da Silva

User: @elanmarinho

Near wallet: elanmarinho.near

Título: As máquinas podem ser racistas?

Resumo: Será que as máquinas possuem vieses? Elas podem ser preconceituosas? Podem ser racistas ou machistas? E, se possuem vieses, elas deveriam ser responsabilizadas por eles? Para responder essas questões, explico como funcionam os trabalhos em psicologia social que medem os vieses sociais que pessoas possuem. Explico como as máquinas parecem agir de maneira racista em atividades como a do policiamento preditivo e a do recrutamento automático de funcionários. Diante da comparação entre máquinas e pessoas, defendo que provavelmente é adequado falar em vieses de máquinas, mas não em responsabilidade.

Espero que gostem! Agradeço pela oportunidade de participar.
Um abraço!
Elan

4 Likes

Olá!!! Submeto este meu novo resumo baseado num artigo que escrevi versando sobre a imparcialidade na esfera jurídica a partir de uma perspectiva estética defendida pelo célebre historiador da arte do século XX Ernst Gombrich. Espero que apreciem. :smiling_face_with_three_hearts:
Agradeço a oportunidade de participar.
Nome: Louise Moscareli
User: @LouiseMoscareli
Near wallet: louiseam.near

" DISCUSSÕES ACERCA DA IMPARCIALIDADE A PARTIR DO ‘MITO DO OLHAR INOCENTE’ DE GOMBRICH.

O aspecto estético afeta o modo como o ser humano aprecia o mundo, mediante as sensações que este proporciona determinando as suas crenças e convicções. Esse efeito repercute, também, no campo da linguagem, do pensamento lógico e da moral eis que a descrição de mundo não parte de uma representação isenta e inocente do indivíduo. Quem produz uma arte, uma versão, uma narrativa está inserido, em sua reprodução a partir de sua compreensão, sentimento e características próprias acrescidas do que assimilou culturalmente. Essa bagagem cultural se insere e conduz a forma como as decisões são tomadas, trazendo repercussões jurídicas tendenciosas, na medida em que afeta a forma como os argumentos e as provas são consideradas, refutando a possibilidade de imparcialidade determinada legalmente e pretendida por parte dos envolvidos na esfera judicial, especialmente testemunhas e juízes."

**Abraço a todos!!! ** xoxo :heart:

3 Likes

NOME: LUAN KIM FERREIRA DIAS
USER: @luankim
NEAR: d033513477d928f640500759bbaf551eb301ddb7c4cf089728d7e864cf0ef692
TEMA: A FILOSOFIA DO CAOS
Sabemos que todo movimento é uma relação continuada, e nascem de relações, não apenas entre o espaço e tempo, mas entre objetos e estados, dentre informação e matéria . A medida da desordem dessas relações aumenta a variabilidade de possibilidades sendo em termos de entropias e caos mediante condições de padrões de estabilidade ou instabilidade, simetrias ou assimetrias, lineares ou não. Assim como a longa duração a probabilidade de falha e erro aumente, o número alto de falhas e erros num curto período de tempo excede o coincidente, mas indução direta ou indireta, sendo intencional ou não. Quanto maior o tempo de duração, maior é a probabilidade de falha e erro para todos envolvidos. Essas probabilidades negativas aumentam a medida da exposição a situações constantes de risco, em particular crimes por ter um natural desprezo da população a medida da gravidade e repetição, levando sua longa duração de baixa probabilidade. A desproporcionalidade e tipos de assimetrias rompem a causalidade harmônica ao eclodir no caos de relações donde advém alta taxa de imprevisibilidade, não apenas no âmbito físico de coisas inorgânicas, mas vivas e autoconscientes.

2 Likes

Nome: Ian Krya
User: @IanKrya
Near Wallet: ianbob.near

Título: A exclusão de negros e negros na Blockchain

Resumo: O mundo da Blockchain tem sido dominado por homens brancos já há algum tempo. Ainda é uma indústria muito branca, dominada por homens - com apenas 8% da população da blockchain nos Estados Unidos sendo negra.
Isto tem levado a uma crítica generalizada de que a blockchain não é um espaço inclusivo e é geralmente voltada para os homens brancos. Isto também resultou em várias iniciativas para corrigir estes desequilíbrios.
No entanto, apesar de tudo isso - há uma boa razão para que você ouça o que os negros têm a dizer sobre a blockchain: Porque eles entendem seu potencial melhor do que ninguém.

7 Likes

Nome: Caio Cézar Silva
User: @caio.czr
NEAR wallet: caioczr.near

Disposições, Poderes e Profissões: Trazendo as technai de volta à Metafísica

Resumo
Por boa parte da história moderna e contemporânea as categorias sociais passaram por descrença na medida em que não eram entidades genuínas da realidade, mas uma “mera” criação humana. Aliás, ainda hoje não é incomum ouvirmos alguém se referir à moeda e ao Estado como “coisas” criadas arbitrariamente pela humanidade. Contudo, essa percepção viria a ser questionada na década de 90 com o trabalho seminal de John Searle, “ The Construction of Social Reaility ”, dando início a uma área de pesquisa que ficou conhecida como Ontologia Social, pautada por um realismo acerca dos fenômenos sociais e pelo estudo da metafísica de tais fenômenos. Nesta linha, o presente trabalho oferecerá uma explicação realista para as profissões: profissões podem ser compreendidas entidades genuinamente metafísicas enquanto propriedades disposicionais abundantes, além da mera construção social. Primeiro, far-se-á uma breve análise do que é uma disposição. Segundo, buscar-se-á demonstrar como profissões podem ser compreendidas como um tipo particular de disposições enquanto propriedades abundantes. Terceiro, recorrer-se-á às considerações de Aristóteles sobre as artes produtivas e à literatura de metafísica contemporânea para afinar a distinção entre as profissões e as demais espécies inseridas.

3 Likes

Olá comunidade NEAR

excelente proposta, compartilho minha contribuição.

Fanfiction : a Literatura nas e para as redes.

“Por que a fanfiction está dominando o mundo” é a afirmação feita por Anne Jamison no seu livro, de título homônimo, publicado em 2013. Naquela altura a fanfiction (ficção criada por fãs) já era um movimento literário tão significativo no ciberespaço, que a autora é categórica em afirmar a relevância desta literatura criada, recriada, replicada por múltiplas comunidades de leitores e mobilizada essencialmente no espaço virtual. Desde então a popularização das fanfics tem expandido cada vez mais essas comunidades e, por consequência, movimenta inquietações teórico críticas aos interessados na arte literária. Uma destas inquietações é a legitimidade dessas ficções enquanto Literatura, por mobilizar conceitos chaves à teoria literária, como: criação, autoria e recepção, impulsionado as seguintes perguntas: as fanfics são cópia ou criação? Quando, por exemplo, os fandons recriam a trama de Harry Potter alterando os núcleos das personagens, os pares românticos, o espaço-tempo ou o final? Estariam estes fãs violando direitos autorais? Como se dá movimento do conceito de leitor para leitor-autor e seu engajamento possível na Web3? Questões densas que não preveem respostas simples e sobre as quais pretendo me debruçar neste estudo inicial sobre o universo das fanfictions .

Abraços fraternos!!!

Nome: Camila Dalcin
user: @dalcin.near
Near wallet: dalcin.near

Fanfiction: Literature in and for the networks.

“Why fanfiction is taking over the world” is the statement made by Anne Jamison in her book, with the same title, published in 2013. At that time, fanfiction (fiction created by fans) was already such a significant literary movement in cyberspace, that the author is categorical in affirming the relevance of this literature created, recreated, replicated by multiple communities of readers and essentially mobilized in the virtual space. Since then, the popularization of fanfics has increasingly expanded these communities and, consequently, raises critical theoretical concerns for those interested in literary art. One of these concerns is the legitimacy of these fictions as Literature, for mobilizing key concepts to literary theory, such as: creation, authorship and reception, boosting the following questions: are fanfics copy or creation? When, for example, do fandons recreate the plot of Harry Potter by altering character cores, romantic pairings, space-time or the ending? Could these fans be violating copyrights? How does the movement from the concept of reader to reader-author take place and its possible engagement on the Web3? Dense questions that do not provide simple answers and which I intend to focus on in this initial study on the universe of fanfictions.

3 Likes

Boa tarde a todos!

Caso gostem do trabalho, poderiam deixar uma curtida?

Nome: Elan Moises Marinho da Silva

User: @elanmarinho

Near wallet: elanmarinho.near

Título: A filosofia de hoje é melhor que a de ontem?

Resumo: A filosofia produzida no presente é melhor do que a do passado? Como definir “progresso filosófico”? A filosofia progride como as ciências? Para chegarmos mais perto de uma resposta para essas questões, avalio se existe uma continuidade entre a filosofia e as ciências. Além disso, situo as concepções de progresso triviais e as diferencio das noções de progresso mais relevantes para a prática filosófica. Esclareço os argumentos pessimistas sobre o progresso da filosofia. Indico como os otimistas respondem a tais argumentos. Situo as razões que tentam explicar a falta de consensos entre filósofos. Diante disso, constato a existência de, pelo menos, seis medidas para facilitar o progresso da filosofia.

Espero que gostem! Um abraço!

Elan

2 Likes

Nome: Francisco Robledo de Lira
User: @robledo
Near Wallet: ee8c20acb42e97ffc3bfcaae4d62247d02282f753d757fdcf453887668542c22

Artigo: Chatbot Gilgamesh: Ele que o abismo viu, e aprendeu com ele

Resumo:

A descrição da busca pela imortalidade pode ser encontrada em diversos momentos da história humana, seja por meio das artes, filosofias ou literatura. Perpetuar-se é, de certa forma, um dos mais antigos sonhos da humanidade.

Este artigo abordará a possibilidade desta realização que passa distante dos caminhos já citados (artes, filosofia e literatura), pois já é vislumbrada na ciência.

A I.A., com seu Machine Learning com bases em Big Datas organizadas por tolkenização rodando e recebendo confiança em Blockchains , desenvolverá mindsets, e estes se manifestarão em chatbots .

O parágrafo acima além de fazer um caminho da composição de uma I.A. consistente e abrangente é também uma demonstração grosseira e rudimentar do desenvolvimento de uma teórica imortalidade que tem como base a técnica científica.

A simulação humana realizada por uma máquina está na realidade e grosseiramente narrada em prosa e verso. Temos a Criatura de Frankenstein e o Homem Bicentenário, passando por realidades virtuais e toda sorte de possibilidade simulacro e simulação de existência.

Um dos textos mais antigos da humanidade narra a epopeia de Gilgamesh e nele é escrito: “ele que o abismo viu, o fundamento da terra” se referindo ao ápice de sua sapiência e, por consequência, Imortalidade. A tecnologia GPT-4 já estará as bordas deste abismo.

A pergunta é: “o que verá a máquina ao ver o abismo?”.

1 Like

Nome: Francisco Robledo de Lira
User: @robledo
Near Wallet: ee8c20acb42e97ffc3bfcaae4d62247d02282f753d757fdcf453887668542c22

Artigo: O que é necessário para que a experiência ocorra
Por Francisco Robledo de Lira

Resumo:

Vamos tentar levar a filosofia para o popular, mas sem perder a sua essência (termo
este que, por si só, já não é popular). Refletindo sobre o papel da filosofia nos tempos atuais (dos imediatismos informacionais e momento em que ‘todos sabem tudo’), revisitei alguns pensadores. Dentre eles minha avó, senhora que foi dona de casa a vida toda, mas que tinha uma acuidade perceptiva da realidade muito apurada.

Caros leitores, existem graus diferentes para as coisas. Tomemos como exemplo o
café; existem os ‘almofada’ (pacote comum de mercado) torrados e moídos, e estes, dizem as más línguas, “com tudo do chão de secagem” dentro. Temos também cafés de grãos selecionados, os premiados e os artesanais, chegando por vezes ao absurdo do “café de civeta”: grãos já ingeridos e excretados por um animal chamado civeta. Bem, com a filosofia não é diferente; é claro que não citaremos aqui casos de excreção (talvez um ou outro, mas por mais tentador que seja, nego-me a narrar dejetos neste texto além do já citado cocô de civeta). Mas voltemos a falar de filosofia: Foi lançado em 2019, no portal da Revista Cult, o curso: Introdução à Dialética Hegeliana*, ministrado pelo filósofo brasileiro Vladimir Safatle, que tem em seu curriculum vários livros sobre psicologia, política e filosofia, todos com margem muito fina entre si, ou até mesmo inexistentes. É por meio deste e de outros materiais menos ortodoxos que vamos enveredar pelo que é preciso para que uma experiência ocorra ou melhor: o que é uma experiência.

1 Like

Este bounty está fechado. Agradecemos a todos pelos envios. Pedimos encarecidamente que aguardem enquanto a DAO chega a um acordo quanto aos ganhadores. Em breve voltaremos com a resposta.

6 Likes

Que maravilha de tema Ian ! Curiosa para saber mais sobre como a comunidade afrodescendente está pensando o blockchain!

1 Like

Os ganhadores desse bounty sao: @elanmarinho, @luankim, @dalcin.near, @caio.czr. Muito obrigado a todos por terem participado. Esperamos que os ganhadores enviem o texto completo de suas submissoes (a primeira submissao de cada um de vcs) até o dia 25 deste mês (em 4 dias). Nao se esqueçam também de enviar um print da primeira página do PDF. Assim que vcs enviarem texto e print, autorizaremos a payout proposal de cada um de vcs.

Peco que @beetlejuice fique atenta para mintar ou ajudar os ganhadores a mintar.

6 Likes

Parabéns a todos que participaram! Foram muitos resumos interessantes! :smiling_face_with_three_hearts::wink::raised_hands:

3 Likes

Olá Comunidade Near,

é com imensa alegria que compartilho o estudo inicial sobre “Fanfictions”
O link do texto: Fanfiction: a Literatura nas e para as redes - Google Docs

Abraços fraternos!!!

4 Likes

Boa tarde a todos(as),

Conforme estipulado, segue anexo o print da primeira página do PDF e o link para acesso ao PDF: Disposições e Poderes: trazendo as profissões de volta à Metafísica

Agradeço a oportunidade e desejo as mais elevadas estimas a todos(as) os(as) envolvidos(as)!

5 Likes

Olá Comunidade Near,

é com imensa alegria que compartilho meu trabalho sobre como filosofar sem sair da poltrona. Segue em anexo a imagem com print da primeira página do texto.
O link do texto: Como filosofar sem sair da poltrona - Google Docs

Muito obrigado pela oportunidade! Espero poder participar mais.

4 Likes