[APPLICATION] Programa de Bolsas Artísticas #6 - deleve.near

  • Nome e Near ID
    

deleve.near

  • Localização (cidade e país)
    

Rio de Janeiro - Brasil

  • Contas das redes sociais 
    

twitter.com/mcdeleve

  • Site ou Portfolio ou Bio
    

Cofundador do subversivo coletivo Quinto Andar (junto com os MCs Marechal, Shawlin, DJ Castro e outros nomes do rap alternativo do Rio), De Leve destacou-se na carreira solo. Em 2000, quando muita gente ainda questionava o valor de se distribuir música de graça on-line, o pioneiro uso da rede para distribuição de MP3 fez do seu EP “Introduzindo De Leve” um dos discos mais conhecidos da cena. A estreia oficial com “O Estilo Foda-Se” levou o rapper a figurar em diversas reportagens, incluindo uma capa do Segundo Caderno, em 2003.

Após finalmente lançar “Piratão”, aguardado disco do Quinto Andar (seguido do término do grupo) e logo depois seu “Manifesto ½ 171”, em 2006, aos 25 anos, a carreira era ascendente e os shows, uma constantes. Seu último disco foi lançado em 2009 e foi intituado de “De Love”. Após o disco, De Leve entrou em hiatus devido ao nascimento de seu primeiro filho diagnosticado com autismo de muito suporte e a necessidade de cuidados e tratamentos do mesmo, retornando à cena em 2014, com o EP “Estalactite” e fazendo várias participações em músicas desde então.

  • Artist Statement - 
    

Hoje dedico-me nao somente a música como a educação musical e curiosidades nesse meio por meio de vídeo, onde os faço mostrando as diversas inspirações e referências nesse meio artístico.
Busco por meio da memória coletiva musical mostrar de onde as inspirações e referências surgem e que elas vêem de lugares muitas vezes inesperados com resultados muitas vezes incríveis.

  • Sinopse do projeto
    

Com o apoio artístico da bolsa ficará mais fácil dedicar-me integralmente aos vídeos e à música já que a minha situação de ser pai de um adolescente com necessidades especiais me mantém muito mais dentro de casa do que gostaria, num país onde o apoio a arte é quase que negado onde não se respeita o artista nem sua contribuição para melhor compreensão das sociedade nos dias atuais.

2 Likes