[APPLICATION] Programa de Bolsas Artísticas #5 - augustotrainotti

1. Nome e Near ID (Carteira NEAR)
Augusto Trainotti - augustotrainotti

2.Localização (cidade e país)
São Paulo, Brasil.

3. Contas das redes sociais (se houver)
@augustotrainotti_

4. Site ou Portfolio ou Bio

Augusto Trainotti
Ator e bailarino, formado pela Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/Universidade de São Paulo) e graduando em dança pela Universidade Estadual de Campinas.

Começou seus estudos no grupo de teatro Rio Branco coordenado por Vanessa Bruno e Lívia Vilela. Depois, estudou interpretação na Oficina de Atores da Companhia das Artes e na Casa do Teatro. Passou quatro meses na Stella Adler Drama School, em Los Angeles, onde estudou a técnica de interpretação de sua fundadora que dá nome à escola. Formou-se pela Escola de Arte Dramática depois de ter estudado interpretação e improvisação com Cristiane Paoli Quito, Maria Isabel Setti, Bete Dorgam e Silvana Garcia; teoria e história do teatro com José Fernando Peixoto de Azevedo e Rogério Toscano; voz com Mônica Montenegro e Maria Isabel Setti; consciência corporal e dança com Tarina Quelho e Ana Maria Spyer; e canto com Carmina Juarez.

Augusto aprofundou-se no trabalho de corpo e seu uso como dispositivo cênico a partir da experiência em dança com Lu Favoreto e Henrique Lima e com o grupo de pesquisa e treinamento em viewpoints coordenando por Luah Guimarãez no Estúdio Oito Nova Dança.

Foi proponente, diretor e bailarino da vídeo dança “Não vamos para Moscou?”, contemplada pela 11a edição do programa Aluno Artista da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Campinas.

Também participou como assistente artístico do projeto “Animalidades” da Companhia Oito Nova Dança, contemplado pelo fomento à dança da cidade de São Paulo, com direção de Sônia Mota.

É integrante fundador do Grupo Goela de teatro com o qual participou das seguintes montagens teatrais: “Ringues Polifônicos” (dir. Silvana Garcia); “A Procura de Emprego” (dir. Silvana Garcia); “Cuidado com as velhinhas Carentes e Solitárias” (dir. Maria Isabel Setti); “Clandestinos: um botequim cantante” (dir. Tiche Vianna); "Clarice e Mário” (dir. Cristiane Paoli Quito).

No audiovisual, integra o elenco das seguintes produções: “Rotas do Ódio” (dir. Susanna Lira, Universal Channel); “Boca a Boca” (dir. Esmir Filho, Netflix); “Colônia" (dir. André Ristum, Canal Brasil); “Não foi minha culpa” (dir. Susanna Lira, FOX) e “À Mesa” (dir. Rubens Rewald, Cine Brasil Tv).

Vimeo: Augusto Trainotti (user102545508)
****O sistema NEAR não me permitiu inserir mais de dois links na postagem.

5. Artist Statement
Em um território híbrido, que une dança, teatro e performance, minha prática artística busca unir os conceitos de gesto, ação cênica e improvisação.

Procuro realizar uma pesquisa sobre diferentes gestos e ações físicas que explicitem contradições, discursos, simbologias, relações ou, em suma, a essência do material/assunto que serviu de gatilho da pesquisa em questão. Debruço-me sobre esses gestos e ações pesquisando suas variações de tempo (velocidade e duração) e espaço (forma, relação espacial, partes do corpo envolvidas no movimento), suas diferentes qualidades e as possíveis conexões entre eles para levantar um vocabulário de movimento. Por fim, utilizo esse vocabulário como material de improvisação para dançar, criando estruturas coreográficas abertas e variáveis, sempre estabelecendo novos diálogos e conexões com os diferentes espaços onde acontecem.

Assim, cria-se uma dança pouco formatada, de um corpo atravessado e fundamentado nos gestos e ações, livre para criar novas relações entre o acontecimento cênico e a temática abordada.

6. Sinopse do projeto
O presente projeto tem como objetivo iniciar uma pesquisa sobre gestos de violência que possam fundamentar uma performance a ser realizada em espaços públicos.

A bolsa subsidiará o tempo de pesquisa sobre captações audiovisuais (imagens de mídias oficiais e independentes, câmeras de segurança e de celulares) que expressem diferentes facetas e formas de manifestações da violência, sem enquadrá-las necessariamente numa perspectiva maniqueísta ou moralista.

A bolsa também contribuirá com os ensaios iniciais para investigações corporais sobre os gestos extraídos das imagens e experimentações na relação entre movimento, som e imagem, já contando com a participação do sonoplasta (Transfônico) e com a fotógrafa e cinegrafista (Carine Wallauer). O valor servirá para subsidiar a alimentação dos artistas e aluguel de salas de ensaio.

O objetivo, ao fim da vigência da bolsa, é realizar as primeiras aberturas de processo e experimentações da performance.

Para a futura performance, buscaremos trazer o vocabulário de movimento desenvolvido nos ensaios que a bolsa subsidiará e confrontá-lo com com uma edição audiovisual feita simultaneamente à dança, utilizando tanto uma captação de imagem ao vivo por câmeras de segurança no próprio local de realização da performance como os vídeos que foram gatilhos para a pesquisa de movimento.

7. Videos / Exemplos de trabalhos ou ensaios (recentes ou não) -

a) “Não vamos para Moscou?” - vídeo dança criada a partir de improvisações que tiveram como base gestos livremente inspirados na peça “As Três Irmãs”, de Anton Tchekhov:

b) “Pele Concreta” - vídeo dança criada a partir de gestos de isolamento investigados durante a pandemia:

(senha: 3106)

c)Referência do projeto: Arkadi Zaides - Archive
(disponível pelo youtube com esse título. O sistema NEAR não me permitiu inserir mais de dois links na postagem.)

2 Likes