[APPLICATION] Programa de Bolsas Artísticas 4 - tiago_velasco

1 - Tiago Monteiro Velasco/ NEAR ID: tiago_velasco
2 - Rio de Janeiro - RJ, Brasil
3 - Redes sociais: IG: @tiago__velasco; Facebook: /tiagovelasco
4 - CV:
FORMAÇÃO ACADÊMICA

  • Doutor em Letras (Literatura, Cultura e Contemporaneidade) – PUC-Rio. Conclusão: abril/2018
  • Mestre em Comunicação e Cultura – ECO/UFRJ – Conclusão: abril/2010.
  • Bacharel em Jornalismo – Faculdades Integradas Hélio Alonso – FACHA. Conclusão: dezembro/2005.

EXPERIÊNCIA DOCENTE
Universidade de Brasília – UnB
Professor substituto do curso de Teoria, Crítica e História da Arte 08/2019 – 07/2020.

  • Arte e Literatura;
  • Introdução à curadoria;
  • Laboratório de Teoria, Crítica e História da Arte 3;
  • Teoria, Crítica e História da Arte 6.

Espaço f/508 de Cultura
Professor de cursos livres de escrita literária.

Faculdade CCAA
Professor da faculdade de Comunicação Social – 02/2013 – 12/2014.

  • Teoria da Comunicação;
  • Técnicas de Redação Jornalística;
  • Técnicas de Reportagem;
  • Laboratório de Webjornalismo;
  • Jornalismo Avançado.

Centro Universitário Plínio Leite – UNIPLI/Anhanguera
Professor da faculdade de Comunicação Social – 08/2010 – 12/2013.

  • Redação Jornalística;
  • Jornalismo Investigativo;
  • Jornalismo Político e Econômico;
  • Jornalismo Literário.

OUTRAS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS

Revisor e preparador de originais freelancer

Ghostwriter

Professor de oficinas de escrita literária

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea (cobertura de férias da equipe de revisão)
Revisor 05/2021 – 01/2022.

Jornal A Voz da Favela
Revisor – 09/2016 – 09/2017.

X Press Comunicação / H+
Repórter dos sites Globo Ecologia, Globo Educação, Globo Ciência, Globo Universidade e Criança Esperança – 02/2011 – 05/2012.

Selulloid Ag.

  • Editor do portal Mundo Oi – 09/2009 – 03/2010.
  • Repórter e colunista especializado em música do portal Mundo Oi – 08/2008 – 04/2009.

SRZD – www.srzd.com
Chefe de redação do portal do jornalista Sidney Rezende – 03/2008 – 05/2008.

Câmara de Comércio Americana
Redator da revista Brazilian Business – 08/2007 – 03/2008.

Revista Outracoisa – Música e cultura
Repórter – 05/2005 – 08/2007.

LIVROS PUBLICADOS
Microficções (artesanal), microcontos, 2016.
Petaluma (Editora Oito e Meio), contos, 2014.
Novas Dimensões da Cultura Pop – a Coexistência dos Ídolos de Massa e de Nicho na Música Contemporânea (Ed. Multifoco), 2011.
Prazer da Carne (Ed. Multifoco), contos, 2008.

CURSOS COMPLEMENTARES

LabPub

  • Formação de editor de textos: revisão, preparação e edição de livros originais e traduzidos (24h).

Escola de séries

  • Estrutura dramática na TV: os princípios básicos da construção de uma narrativa seriada para TV (8h). Professor: José Roberto Torero.

Estação das Letras

  • Autoficção (12h) – professora: Ana Letícia Leal.
  • O escritor e o mercado editorial – caminhos para a publicação (6h). Professores: Júlio Silveira, Isa Pessoa e Bia Hetzelb.

Academia Internacional de Cinema - AIC

  • Roteiro para TV – formação completa (50h). Professor: Antonio Carlos da Fontoura.

5 - Artist Statement
Interesso-me pela escrita de textos híbridos, esgarçando os limites dos gêneros textuais. Nesse sentido, realidade e ficção se misturam; e-mails, fotografias, desenhos, teoria, ensaio e invenção livre coexistem sem hierarquização. Procuro, também, trabalhar na interseção entre literatura e artes visuais, seja por meio do uso de imagens, seja pelo uso de ready mades, apropriações e colagens textuais.

6 - Sinopse do projecto
O projeto “Naturezas mortas” que venho desenvolvendo é uma coletânea de microcontos em que escrevo imagens selecionadas (fotografias, pinturas, publicidades, capas de revista) de acordo com aquilo que me afeta de alguma forma, o que Roland Barthes chamou de punctum. Os textos, portanto, são transcrições de imagens, descrições sem ação alguma, numa atitude, enquanto escritor, análoga a um pintor que pinta algo que vê (retrato, paisagem) ou mesmo que reproduz imagens de forma mecânica, como Andy Warhol. Nesse sentido, aquilo que em um primeiro momento parece apenas uma reprodução objetiva, aos poucos revela que a objetividade é uma ilusão, uma construção retórica. Com quase nenhum juízo de valor nos meios expressivos, a intenção autoral é resultado daquilo que se escolhe mostrar e da montagem, percurso, daquilo que se mostra no texto. Até o momento, tenho 32 naturezas mortas/microcontos escritos; o objetivo é produzir 50, trabalho que será realizado com o auxílio desta bolsa que está sendo pleiteada.

7 - Exemplos de trabalhos de escrita:

  • A especificidade em O pai da menina morta (ensaio sobre a escrita inespecífica, híbrida que tem o romance O pai da menina morta como objeto de análise). Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/69126.
    E dois dos meus microcontos que compõem o projeto Naturezas Mortas:

  • Afirmar, pela ausência de cabelos e barba, que não há nada no rosto é um engano sem relação alguma com a presença das sobrancelhas espessas. O que transborda é aquilo que o olhar baixo, pálpebras semicerradas, a boca fechada, de lábios grossos bem desenhados, e, sobretudo, os sulcos, vincos, quase rachaduras marcadas na testa, acima do queixo, pelos cantos dos olhos, aquilo que desce a partir do nariz, como dois canais em forma elíptica, como as hastes de um alicate de unha, não conseguem dizer, embora revelem sem qualquer obstrução do sentido. A camisa preta, fechada até o último botão produz uma infinitude solitária, tom sobre tom, em relação à parede. Com a mão esquerda, ele segura o braço direito, pegando firme o cotovelo e o antebraço. Uma prótese em material liso, que brilha à menor presença de luz, com um padrão semelhante a escamas de cobra. A mão, uma escultura metálica, dois ganchos, ou duas ondas estilizadas, em que a cabeça, inclinada pouquíssimos graus, se apoia. Não há mais mármore para O Pensador em sua transumanidade.

  • Um homem, um cachorro e uma porta de madeira secular e pesada atrás. O homem e o cachorro olham para o mesmo lado. O cachorro parece um pouco mais relaxado que o homem. O cachorro tem pelos longos e fartos. O homem, ao contrário, ostenta uma careca e alguns fios brancos nas laterais, cortados rente. O homem tem o joelho enrugado, decaindo em camadas pequenas, umas sobre as outras. A barriga, levemente protuberante, é firme e sem flacidez. A pele se descola da carne em outras partes do corpo: pescoço, papada e bíceps. E as veias pulam ao longo de todo braço, mais intensamente, nas mãos, que seguram, firmes e delicadas simultaneamente, a coleira do cachorro e um cigarro entre os dedos. O cachorro é de um branco acinzentado. O homem tem um bronzeado oliva mediterrâneo. Está sério, apesar da cueca branca de algodão, incapaz de sustentar as vergonhas. No braço esquerdo, pende um roupão esverdeado. Os pés sobre o chão de pedras medievais calçam pantufas felpudas.

2 Likes

Olá @tiago_velasco ! Obrigado pela tua candidatura.

Esperamos ter os resultados no dia 1 de Abril. Boa sorte! :dizzy: :star_struck:

1 Like

Olá! @tiago_velasco
Devido ao número de candidaturas, que foi bastante superior ao esperado, os resultados só saem no dia 4 de Abril, segunda-feira. Agradecemos a paciência e pedimos desculpa pela demora.

Esta mensagem não é uma mentira de 1 de Abril :stuck_out_tongue:
Obrigado e boa sorte!

1 Like

Olá, @tiago_velasco !

Obrigado pela tua candidatura. Tivémos um record de participantes e o processo de selecção foi muito complicado nesta quarta edição.

Os critérios usados foram os seguintes: » Qualidade da Escrita » Experiência prévia » coesão com o projecto da Incubadora »Qualidade da candidatura »Impacto da bolsa no trabalho do escritor.

Foi uma decisão muito difícil, mas infelizmente a tua candidatura não foi seleccionada para esta edição.

Esperamos receber uma candidatura tua nas próximas edições, e quem sabe possamos colaborar de outras formas :crossed_fingers:t5: :hugs:

abraço :purple_heart::dizzy:

feedback extra:

Olá Tiago,

queremos dar um feedback mais específico, no teu caso.
O teu CV é muito impressionante e ficámos com a sensação de que, mais do que noutras candidaturas, esta bolsa teria pouco impacto no teu percurso. Devido a isso, a tua pontuação foi mais baixa do que outras candidaturas.

Ficámos a pensar, contudo, se não poderias fazer parte do júri numa próxima edição, e quem sabe colaborar connosco de outras formas.

Não poderás contar com o apoio financeiro desta bolsa, mas haverá sem dúvida outras formas de veres o teu envolvimento recompensado.

Gostaríamos de poder discutir contigo essa possibilidade. Se estiveres interessado, manda-nos um e-mail para incubadoradao@gmail.com

um abraço

Website | NEAR Forum | Instagram | Facebook | Twitter | Telegram | YouTube | Mintbase