[APPLICATION] Programa de Bolsas Artísticas 4 - gortega.near

1. Nome e Near ID (Carteira NEAR)

George Ortega, gortega.near

2. Localização (cidade e país)

Lisboa, Portugal.

3. Contas das redes sociais (se houver)

Não há.

4. CV/Portfolio

O meu nome é George Ortega, dedico-me à Literatura na sua intersecção com os domínios do Teatro, Filosofia e Poesia. Estudei teatro no Reino Unido, Filosofia na Bélgica e Literatura em Portugal. Fundei um grupo performativo “ Collective 21”, onde desenvolvi projectos teatrais e site-specific, entre eles, “Debonair”, “Table to Talk” e “Performance”, em co-criação e a solo , onde procurava a dissociação e anacronismo entre formas e conteúdos. Desenvolvendo também criações a solo, em galerias, teatros e espaços informais, criações e colaborações, a partir de material literário, variando entre a ficção e a realidade.

Foi a partir da performatividade que descobri um pouco do meu statement.

5. Artist Statement - conte-nos sobre a sua prática artística e intenção poética; max. 5-10 frases

Gostaria que ficasse claro que, embora me proponha a falar primeiro do “eu” performativo e só depois constatar o que me leva, levou ou levará a um processo criativo um pouco mais aprofundado, tal não significa para mim uma discriminação ou um juízo de valor.

Em tudo o que trabalhei se verifica um lugar central ou primordial, a invisibilidade, a margem, a exasperante primazia da alteridade sob a designação de um fora, desse lugar, sem lugar e esse tempo sem tempo, de cuja altura e de cuja latitude irrompe a força do ímpeto da interrogação mais radical, do mais secreto silencio ou da mais audaciosa insubmissão.

Encontrei-me mais nesta premissa e na sua posição mais cómica de não ter nada para escrever, de não ter meios de escrever, e de ser forçado por uma necessidade extrema de continuar a escrever . As semelhanças entre as duas posições são intrigantes e talvez não mera coincidência. Na verdade, lendo e relendo os meus rabiscos, descubro o plano do inviável que habita, também, o poeta. Um eco onde se pode notar a urgência que é o eco do meu trabalho, onde se cruzam a literatura e o teatro, repensados na sua afiguração e condição para repensar tanto a literatura como o fazer teatral.

Tento a metaforização na tensão comparada do puro movimento performático e interrogo a comunidade ou o espaço literário como testemunho, como poesia teatral. Pensar e viver a literatura nos confins do teatro é pois o quero que quero fazer que, como tento relembrar e mostrar. Dentro desta tese existe obra repensada na peugada do estímulo, tão discreta e ininterruptamente virada performática. Foi, algures, aí, na reserva e no exilio apelantes desta latitude, que Maurice Blanchot, Caseres, Cortázar ou Bolaño viveram, pensaram e escreveram. E tal é talvez também uma das escutas possíveis do título deste projecto e do que nele faz a intenção ou, tendo em conta a acção deste mesmo limite.

Um conto que mais do que interdisciplinar, mais do que uma tese entre a literatura e o teatro, quer ser uma aposta de tentar não só sondar, marcar e quase-dizer o lugar atópico da sua intersecção, da transversalidade originária do teatro e da literatura, mas também o lugar atópico e hiper-tópico quer do reiterado desastre do pensamento, da escrita e da dramaturgia, quer da reiterada convocação e repetição da sua nascença na requerida atenção aos instantes em que o pensamento e a literatura tocam a língua fazendo-a de novo e diferentemente dar à língua. Não sou alguém que escreve por causa da beleza (por mais honrado que seja o prazer), não sou alguém impulsionado pela nobre compulsão que muitos se sentem no direito de chamar de inspiração expressando o que é novo e importante por dever ou desejo de roubar uma marcha sobre o desconhecido .

6. Sinopse do projecto - de que modo esta bolsa contribuirá para o projeto? Que tipo de trabalho artístico está a pensar concluir com esta bolsa? ; max. 5 frases

Sinopse do conto a ser trabalhado durante os 2 meses do apoio:

Vertigem e Desorientação

Alberta Chalupa tenta se enquadrar num problema dentro de uma leitura indigente, partindo da dimensão existencial-temporal do ser da humanidade como “destinado à morte”, Alberta traça os limites da espera com por um fim como o tempo do encontro sempre perdido adiado pela família social, simbolizando o encontro final com a morte. À medida que o o conto se desenrola, os personagens principais podem ser vistos se aproximando, embora involuntariamente, do limiar de outra espera mais sem objeto: a da chegada de Fuentes ou a espera sem expectativa num futuro vindouro. Finalmente, após um desvio pelos próprios modos de espera de Fuentes e, como um remédio possível, a forma de negação conhecida como esquecimento (Awaiting Oblivion), ela retorna à inescapabilidade final de esperar além do fim destes encontros, seguindo Estelino Cardoso e o esforço especulativo de para escrever um “Sexto Ato” a fim de pôr de lado as dramáticas incertezas de Ortega, ela tenta imaginar um “terceiro ato”, poético e rocambolesco, num desassossego cósmico perante a comoção com o espaço invisível.

Nota sobre o impacto da bolsa:
Esta bolsa carrega consigo uma ideia de liberdade, uma promessa de uma vida literária particular.

7. Exemplos de trabalhos de escrita, recentes ou não - max. 4 obras (se já não estiverem disponíveis no portfolio/website/mídias sociais)

Nota: O artistic statement e o desenvolvimento do projecto " Vertigem e Desorientação" englobam toda a pesquisa e investigação a que me proponho. Sendo uma espécie de proposta de vida. É um projecto perfomático ou literário que se vai moldando com o tempo de vida do próprio autor.

https://drive.google.com/drive/folders/1-tqkvdBINCWVqUwgONKBAVGPFXXpW4rP?usp=sharing

2 Likes

Olá @ortega ! Obrigado pela tua candidatura.

Esperamos ter os resultados no dia 1 de Abril. Boa sorte! :dizzy: :star_struck:

Olá! @ortega
Devido ao número de candidaturas, que foi bastante superior ao esperado, os resultados só saem no dia 4 de Abril, segunda-feira. Agradecemos a paciência e pedimos desculpa pela demora.

Esta mensagem não é uma mentira de 1 de Abril :stuck_out_tongue:
Obrigado e boa sorte!

Olá, @ortega !

Obrigado pela tua candidatura. Tivémos um record de participantes e o processo de selecção foi muito complicado nesta quarta edição.

Os critérios usados foram os seguintes: » Qualidade da Escrita » Experiência prévia » coesão com o projecto da Incubadora »Qualidade da candidatura »Impacto da bolsa no trabalho do escritor.

Foi uma decisão muito difícil, mas infelizmente a tua candidatura não foi seleccionada para esta edição.

Esperamos receber uma candidatura tua nas próximas edições, e quem sabe possamos colaborar de outras formas :crossed_fingers:t5: :hugs:

abraço :purple_heart::dizzy:

Website | NEAR Forum | Instagram | Facebook | Twitter | Telegram | YouTube | Mintbase