[APPLICACTION] Programa de Bolsas Artísticas #6 - ney ferraz paiva

Nome e Near: Ney Ferraz Paiva / Ney Ferraz Paiva

Localização: Belém - PA / Brasil

Conta instagram: @neyferrazpaiva / @aruadoscataventos2

CV / portfólio:
Ney Ferraz Paiva. Belém/ PA (Brasil), 1962. Vive e trabalha em Belém/PA (Brasil). É poeta e artista visual. Desenvolve trabalhos que estabelecem intercessões entre filosofia, literatura e arte visual a partir de experiências com a crítica de Georges Didi-Huberman, concretamente com a obra A imagem sobrevivente – História da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg.

Prática artística e intenção poética:
Como artista visual realizei a intalação Um Mundo Onde Foucault Possa Reclinar a Cabeça que propôs intercessões artísticas entre o filósofo Michel Foucault e a fotógrafa Francesca Woodman, Galeria Theodoro Braga, Belém, 2014. A instalação Estas Últimas Palavras ao Pé do Vesúvio que se referia à permanência de Clarice Lispector em Belém, onde reside no Hotel Central, entre janeiro e julho de 1944, Galeria Arte Sesc, Palmas, 2016. A exposição A Hora Herzog que tratou de recuperar a história recente do país a partir do assassinato do jornalista Vladimir Herzog nas dependências do DOI-CODI de São Paulo, em 1975, Prêmio Lei Aldir Blanc de Artes Visuais, Galeria Na Figueredo, 2021 e Galeria Semente, Casa NaMata, 2022.

Sinopse do Projeto:
Meu projeto consite na criação de cerca de 20 Estampas / Colagens para serem impressas em camisetas e comercializadas pela minha marca alternativa A Rua dos Cataventos, que incorpora elementos visuais e poéticos para uso das pessoas no dia-a-dia. As estampas / Colagens serão feitas a partir de imagens de escritores (prosadores/ poetas) do Norte e Nordeste brasileiro, como: Max Martins, Bruno de Menezes, Olga Savary, Thiago de Melo, Maria Lúcia Medeiros, Paulo Plínio Abreu, Graciliano Ramos, Manuel Bandeira, Augusto dos Anjos, Patativa do Assaré, Castro Alves, entre outros.

Exemplos de trabalhos:
Revista Caliban

Catálogo / ISSUU

1 Like