[Aplicattion] Programa de Bolsas Artísticas Incubadora - #6 / laila.terra

portfolio e cv

NOME e NEAR: Laila Terra / laila.terra

LOCALIZAÇÃO: Ubatuba, SP, Brasil

INSTAGRAM: @terra.laila

Site: www.lailaterra.com
Portfolio: link

ARTIST STATEMENT: Minha proposta como artista levanta questões relevantes da criação artística e artesanal. Devemos entender os processos criativos das obras como um meio pleno de contemplação de suas práticas. Minha pesquisa atual é a criação de um livro de artista que relata a experiência que tive durante a construção do meu ateliê/casa, que fiz com minhas próprias mãos. Um espaço que inicialmente foi pensado para ser um local de trabalho, tendo como referência o projeto “Edith Farnsworth”, e que, com o nascimento do meu filho, teve que ser repensado em uma casa. Minha pesquisa poética permeia o campo da experiência e da prática e esses anos de construção exemplificam essa busca. Entendo a experiência como algo que ocorre continuamente, a interação do ser vivo com as condições ambientais está envolvida no próprio processo de viver. Acredito em situações de conflito e resistência, que os aspectos do eu e do mundo envolvidos nessa interação modificam a experiência com emoções e ideias para que surja a intenção consciente - Mas acredito que meu pensamento também viaja em um campo mais formal, o acadêmico. Entendo como o ato de contemplar essas práticas e experiências se torna essencial.

SINOPSE DO PROJETO: Tenho como objetivo com essa bolsa a Conclusão do projetado de Mestrado - Casa Fortaleza ou o livro de artista como transversalidade poética interdisciplinar - arquitetura, arte e trabalho. O uso do dinheiro da bolsa será revertido para a publicação do livro.

SOBRE O LIVRO: Em 2013 em conjunto com o artista Renzo Assano iniciei a construção de uma casa/ateliê na região de Ubatuba/SP. O projeto consistia em uma obra baseada na arquitetura modernista de Mies Van Der Rohe e deveria ser construída com nossas próprias mãos. O projeto se tornou habitável em 2015, mas continua em transformação.
Como conclusão do mestrado pretendo desenvolver um livro de artista, de forma poética, que relate a experiência vivida durante o processo de construção da “casa Fortaleza” e as experiências que ela hoje me proporciona.
O projeto será desenvolvido empiricamente por meio de uma pesquisa da sensação, assentada sobre operações poéticas da tradução intersemiótica criativa e da apropriação - montagem (organização de fragmentos que constroem uma narrativa), colagem (organização de fragmentos com intuito estético) e a bricolagem (fragmentos de diferentes sistemas sígnicos), sendo no caso deste projeto; arquitetura, geografia, ecologia, etc.
Também, serão criadas séries gráficas e objetos tridimensionais problematizando as questões desencadeadas pelo “projeto” da casa/ateliê e reforçadas na sua construção efetiva; além de “diários in memoriam” com reproduções anexadas, da experiência original, para, juntamente com os registros documentais e anotações reflexivas, compor o livro de artista. A montagem do livro não seguirá objetividade histórica da organização cronológica.
Visando destacar a transversalidade e interdisciplinaridade que singulariza o problema definido como objeto estudo, o livro terá como característica essencial a variação de múltiplos sistemas semióticos.

EXEMPLOS DE OBRAS: Adicionado um link com o portfolio.

2 Likes

Olá @laila.terra !

A decisão do Júri foi muito complicada. Lamento dizer que não te foi atribuída a bolsa, mas queremos indicar que o teu trabalho se destacou. Gostaríamos de continuar em contacto para pensarmos juntos em formas de colaborar.

Se puderes, envia-nos um e-mail com a melhor forma de te contactar para:
incubadoradao@gmail.com.

As nossas redes:

WebSite | NEAR Forum | Instagram | Twitter | Facebook | Telegram Group Chat