APPLICATION Programa de Bolsas Artísticas #5 - izabelnejur.near

  • Izabel Nejur - izabelnejur.near

  • Brasileira-portuguesa vivendo em Lisboa

  • @izabelnejur___

  • Artista brasileira, Inquieta, intuitiva, levemente medíocre, dedicada e bruxa.
    Graduada em Jornalismo, estudou Cinema e Dança.
    Nasceu em Rio Branco, Acre e viveu em outras cidades do Brasil (Goiânia, Curitiba e São Paulo) antes de mudar para Lisboa em 2018 onde fez a FOR (Formação Olga Roriz).

  • Ainda no Brasil atou como intérprete-criadora na desCompanhia de Dança dirigida pela coreógrafa Cíntia Nápoli, foi contemplada no Edital de Pesquisa em Dança - Estruturação da Fundação Cultural de Curitiba Com seu primeiro solo “o que cai de mim”. Em Lisboa já trabalhou Victor Hugo Pontes, Tiago Vieira, Olga Roriz, Amanda Silva (artista plástica), Helen Aschauer, Sue (multi artista franco brasileira), Marta Jardim. Como criadora propôs a performance “Experiência em Coletivo” com as artistas Claudia Canarin, Cristina Vizir, Inês Gomes, Marta Rijo e Vitória Grilo, junto com o artista plástico Tiago Goms a performance-instalação INDOMÉSTICOS para além de diversos vídeos que misturam as linguagens do cinema, dança e performance. Em 2021 criou GIGANTESCA, sua atual pesquisa e já esteve em residência no Palácio Pancas Palha em janeiro de 2022 e recentemente fez a primeira apresentação de uma célula desse trabalho, ainda em processo, no Queer Code Festival no Barreiro.

  • Estúdios para ensaios, continuação da pesquisa e ajuda de custo com uma produtora para candidaturas. GIGANTESCA pesquisa o prazer e tem como dispositivo a comida. É uma performance dramática, divertida e sensual sobre ser artista, imigrante, mulher, lésbica, com 40 anos. O objetivo é dar sequência a essa pesquisa para que o projeto possa crescer, ter outros artistas colaborando e ser apresentado em diversos lugares.

  • Vídeos dos últimos ensaios meu Instagram @izabelnejur___ (story em destaque GIGANTESCA)

2 Likes

Olá, @izabelnejur !

Obrigado pela tua candidatura. Tivémos um record de participantes e o processo de selecção foi muito complicado nesta quinta edição.

Os critérios usados foram os seguintes: » Qualidade do Trabalho » Experiência Prévia » Coesão com o projecto da Incubadora e a Open Call »Qualidade da Candidatura »Impacto da bolsa no trabalho do candidato.

Foi uma decisão muito difícil, mas infelizmente a tua candidatura não foi seleccionada para esta edição.

Esperamos receber uma candidatura tua nas próximas edições, e quem sabe possamos colaborar de outras formas.

Abraço :purple_heart::dizzy: