[CRIATIVOS DO BRASIL] Quem somos

OLÁ! :heart_hands: Eu sou a Gabriela Abreu, natural de Jacareí, interior de São Paulo, tenho 28 anos. Sou formada em Jornalismo pela PUC de São Paulo, onde morei, trabalhei, amei e curti por 8 anos. Em 2019 vim para Lisboa para fazer um pós graduação em Rádio e TV e emendei num mestrado em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa.

Aos trancos e barrancos, lá vou eu… e ainda continuo na terrinha, agora atuando como produtora cultural e poeta - ofício duro, mas bom. Difícil trabalhar com arte, mas mais difícil ainda é não trabalhar com/para/por ela. Então, vesti o capacete de operária da palavra e criei o SARAU DELAS, evento com quase 2 anos de existência, onde reúno poesia, música e performance das mais variadas, com convidadas sempre mulheres e depois um grande palco aberto para quem quiser participar. É um evento muito potente, reúno de 60 a 90 pessoas por sessão, uma vez por mês, em Lisboa. Realmente, o projeto do meu coração. Você pode ver mais sobre ele aqui: https://bit.ly/sarau-delas

Além do Sarau Delas, tenho dois livros publicados: “Meu Caderno Azul” (Scortecci, 2015) e “Uma noite no meio - Poemas que fiz de ontem para hoje” (Patuá, 2019), além de fazer parte de duas antologias “Bicho Mudo Viro Bicho” (Poemacto, 2021) e “VOLTA para a tua terra” (Urutau, 2022). Também tenho um podcast poético (amo dizer poesia em voz alta!) chamado “Poesia ao pé do ouvido” com mais de 87k plays no Spotify.

e agora também no Tamago: TAMAGO

Conheci a NEAR a partir da residência artística “Planta a Palavra”, promovida pela MUTI DAO em outubro de 2021. Depois disso, desenvolvi duas temporadas do podcast e 2 NFTs apoiadas pela MUTI. Recentemente, escrevi um artigo contando um pouco da minha experiência desde a residência até a criação da minha própria DAO: THE WORD HAS BEEN PLANTED. by Gabriela Abreu | by Muti Collective | Jun, 2022 | Medium

Junto disso, criei a CRIATURA - uma micro produtora cultural e de conteúdos onde fiz alguns trabalhos desde 2021. Em maio deste ano, juntei-me a minha amiga-irmã Rita, que é dona de uma produtora audiovisual, e parimos a CRIATURA&BERI DAO - uma DAO para apoiar projetos de artistas mulheres, imigrantes e falantes da língua portuguesa - com foco em poder viabilizar projetos culturais e trazê-los para novas plataformas. [introduction] criatura&beri dao - #8 by gabrielaabreu

Ainda é tudo muito novo para mim, estou lendo e querendo aprender ao máximo sobre este novo universo e estou muito feliz em ter um grupo para os brasileiros. Quero muito melhorar, descobrir e poder avançar cada vez mais nesse universo.

Você pode ver meu portfólio aqui: https://bit.ly/gabiabreu
Meu instagram pessoal, aqui: Login • Instagram
O instagram da CRIATURA: Login • Instagram
Nossa mintbase: criaturaberi.mintbase1.near on Mintbase

:heart_hands:

6 Likes