[PROPOSAL] CRIAÇÃO DE CONTEÚDO METAVERSO: desenvolvimento de linguagem ARTÍSTICA voltada para NFT

#nomadelabel-dao

Proponent : Marina Rieck Borck

NEAR account for payment: amarina_borck.near

Project Timeline: maio de 2022

Objective :

  • reformular a linguagem das imagens trabalhada no campo matérico para o campo do metaverso.

  • Produzir 01 séries em NFT - 08 imagens ao todo (04 fotos e 04 videos em formato MP4) - para colocar a venda vinculada à loja da Nomade Label, destinando 25% para a mesma

Justification:

Entendendo que o metaverso e o mundo NFT têm existência autônoma e, em partes, desvinculada do que tradicionalmente se costuma entender por ‘realidade’, uma vez que construiu-se um novo campo pleno de fenômenos e acontecimentos que se comunica com - mas não representa - a materialidade dos objetos e das relações humanas, vê-se bastante investimento das empresas e artistas em se adaptarem para as novas demandas curatoriais da rede. Por exemplo: Considerando que seu mimo mais barato na realidade matérica custa por volta de $10.000,00, a Gucci fabricou um tênis virtual vendido em NFT a $12. Quem compra consegue, através do celular, projetar o tênis virtual sobre seus pés, usando e mostrando, assim, o tênis Gucci legítimo para as pessoas. Na arte e na produção das imagens não é diferente.

Enquanto artistas ainda vinculados à fatura do planeta Terra, temos os recursos para produção digital e virtual de imagens, vídeos, textos, mas se faz necessária uma transformação da linguagem, do discurso veiculado, da estética do trabalho, visando comunicar em novas plataformas, através de novas ferramentas e para intenções diversas do público consumidor - uma vez que o público-alvo das produções dentro do metaverso diverge absolutamente de qualquer público que acompanha mercado de arte em plano físico. Deste modo, sugiro uma bolsa de pesquisa de linguagem e produção inicial de material a ser mintado.

Context:

Ao investigar o metaverso através das iniciativas da Nomade Label, principalmente, percebi que a plataforma demanda e incentiva, devido a seus recursos e características, peças artísticas com linguagens diferenciadas - e uma infinidade delas. O campo está aberto para diversas iniciativas em termos de artes visuais. Voltando-me à minha pesquisa atual, que trata da paisagem e da retomada do encantamento diante do que resta de natureza em terras brasileiras o que pode ser entendido como uma crítica poética à forma como as diretrizes políticas do atual presidente deliberam sobre a questão, que ofendem e agridem profundamente esta camada da realidade (a fatura natural do planeta Terra). Retomar, através das lentes da arte, o reencantamento pela beleza natural, porém sem o romantismo do século XVIII, mas sim com a nostalgia de quem vê fotos de uma época que tende a desaparecer da história de alguém, repleta de projeções subjetivas.

O período das imagens em cuja linguagem pretendo trabalhar no presente projeto está compreendido nesses dois anos de pandemia - 2020 a 2022 -, anos em que fiz 3 viagens de carro de Florianópolis/SC (cidade onde moro) até Ilhéus/BA (lugar onde nasci e cresci, onde minha mãe mora atualmente), na busca de retomar algum vínculo familiar com a mesma, dentro de contexto apocalíptico. Clichê? Pode ser. Desta maneira, interessa abrir abstração do conceito naturalista do meio ambiente, com bases teóricas em pensadores como Vilém Flusser, Jean Baudrillard e Walter Benjamin, mais pesquisa imagética na rede NEAR.

Project Name: Floração em NFT

Project and Timeline:

  • Bolsa para pesquisa e para produção de peças a serem mintadas em NFT
  • 30 dias - 08 mints ao final da pesquisa.

Budget (April): $200 USD to DAI

TOTAL :$200 USD in DAI

Artistic name: Amarina Borck

5 Likes

Hello @amarina_borck

I am sorry, but I can not see how this would benefit mintbase. We are searching for people who want to build their own platforms, their own products, on top of mintbase.

We do not sponsor the production of art just for itself. We actually focus much more on utility NFTs than on art.

Thank you for your proposal anyway

Oi Maria, tudo bem?

Esta proposta de Marina foi submetida para a nomadelabel-dao , a marcação da tag foi uma confusão da nossa parte.

Nossa proposta é justamente apoiar a produção artística mais do que na simples criação de NFT em si, mas o token funciona como consequência de um processo, um registro, uma oficialização de um discurso artístico de nosso tempo.

Então aprendemos duas coisas nessa sua postagem:

  • 1 - a Tag mintbase, acessa a mintbase-dao (certo?), e isso não é vinculado àos projetos da #nomadelabel-dao (que proponho para a creatives-dao)
  • 2 - Existe a necessidade e procura de criações de novas plataformas, produtos, enfim, inovações, correto?

marco aqui alguns nomadelabours pra pensar sobre esse assunto:

@calebav @loveletterexe @pinkalsky @gabrielfelipejacomel @gushlewis

mas deixemos esse post limpo para comentários relacionado à proposta de Marina para o nosso May-Nomade-Proposals

xoxo

3 Likes

Com certeza dá pra criar produtos que utilizem o NFT como ferramenta eu quero estudar mais essa API da mintbase pra poder customizar os markets de acordo com as necessidades do projeto e realmente inovar na cena dos NFTS.

2 Likes

hello @marinaneu and thanks for the mention @blusw
although the proposal has tagged Mintbase, the resources for the project are coming from @nomedelabel-DAO and not @Mintbase . So it’s still interesting for mintbase that artists mint and sell their work in their mintbase stores, right? Or are Art Nfts no longer welcome on the platform?
This is a super valid question for thinking about art and utility.
best

1 Like

@calebav amei seu comentario <3

We definitely want artists to feel home at mintbase! Art is more than welcome, i think my formulation was quite harsh. Mintbase just believes in a future with MORE usecases for NFTs than art. But art always inlcuded and soooo important because artists are the first to understand what NFTs can be!

Art is always welcome. We are actively searching for utility NFTs - too!!

Let me know if I can help in anything mintbase-related…

And @loveletterexe you can easily change the category of the post if you click on the little pencil! :slight_smile: