[APPROVED] LIVROFICINA | Palavracasa: a palavra como potência criadora

Nome do projeto: LIVROFICINA | Palavracasa: a palavra como potência criadora

Membros: Giulia Frascino | artista & mediadora // giuliafrascino.near

Período: Agosto e Setembro de 2022

Projeto: O projecto desenvolve-se a partir da criação da livroficina intitulada PALAVRACASA. O material reúne um conjunto de publicações com propostas artísticas a serem ativadas em formato oficina, por meio do fazer coletivo. A livroficina propõe um encontro que sugere diferentes dinâmicas de grupo mediante a um dispositivo comum: a palavra. As atividades exploram três diferentes núcleos, sendo eles: palavra-corpo, palavra-fala e palavra-traço, a provocar ações a partir de instruções, jogos e exercícios de escrita criativa. Nesta pesquisa, será avaliado a aplicação da livroficina em espaços diversos, a abordar diferentes públicos: a dialogar também com diferentes áreas e perspectivas.

O objetivo principal consiste em analisar e identificar a potência da palavra como terre no fértil para criação, expressão e produção artística. Investigar o gesto coletivo ao propor metodologias que questionem as formas de comunicação, o objeto livro e sua desconstrução, a performatividade da linguagem e as traduções possíveis que germinam no cruzamento entre a arte contemporânea, a literatura e o design editorial. A livroficina funciona como laboratório experimental e assume seu caráter empírico, a resultar em inúmeras interpretações que nascem de um lugar comum.

Sobre a artista: Giulia Frascino é artista visual, vive e trabalha em Lisboa, Portugal. É formada em Artes Visuais pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP, São Paulo, Brasil e especializada em Estudos Curatoriais pela A+A Gallery, Veneza, Itália. Atualmente, cursa mestrado em Práticas tipográficas e editoriais contemporâneas na Universidade de Lisboa, FBAUL, em Portugal. É proprietária do estúdio de experimentações visuais Palavracasa. No atual estúdio Palavracasa, fomenta projetos que partem da palavra e encontram diversos meios para acontecer. Enquanto artista, sua poética visual atravessa diferentes mídias na busca em traçar relações entre corpo, palavra e mundo. Dilatar as barreiras e os limites da linguagem ao fazer germinar coisas nos espaços residuais de existência - ampliar as percepções do estar-escrever-atuar a palavra no mundo e habitar suas infinitas traduções possíveis.

A proposta: Viabilizar a produção da livroficina para acontecer no início de setembro. A produção consiste na preparação dos materiais (produção manual, impressões de folhetos, reposição de materiais, etc), para viabilizar um espaço com condições mínimas para um encontro de 4 horas de duração. A proposição do projeto intenciona o desenvolvimento de 4 atividades para um público de 9 a 12 pessoas.

As dinâmicas coletivas são:

  1. manual de instruções para o uso do corpo instruções, em tiras de papel, que propõem ações que envolvem o corpo, a interação com o outro e o espaço a ser ativado. Pequenas ações que provocam desconforto e sugerem interações mínimas e subtis entre os participantes. intenção: aquecer o corpo para as atividades e trazer presença.

  2. mapa afetivo das palavras A atividade propõe a produção de um desenho de um mapa sentimental de um espaço que já tenha sido vivenciado - uma memória. A partir desses desenhos, são disponibilizados 10 carimbos de 10 palavras: partir, fazer, dizer, esbarrar, partilha, multidão, corpo, rastro, confronto, travessia. O exercício propõe a associação das palavras com o desenho - a sugerir conexões e configurar um novo mapa afetivo e a ressignificação de um novo lugar. intenção: explorar o conceito de geografia sentimental e associação de palavras com sentimentos e lugares.

  3. falar em silêncio Nesta proposição, uma pergunta-disparo será disponibilizada ao centro de um papel e dará início à “conversa” em silêncio. A partir da primeira pergunta, cada participante deve responder com outra pergunta - e assim segue o jogo. É proibido falar. intenção: explorar o poder da palavra em gerar sentido desassociado da fala.

  4. situação-confronto Nesta atividade serão disponibilizados uma série de objetos, lápis de cor, cola e papel A4. Pede-se para que cada participante escolha de 2 a 3 objetos e estabeleça situações de confronto entre eles, através de um desenho. Também pode usar palavra.

Intenção: aprofundar a potência das traduções possíveis entre objeto-palavra-desenho e criar novos sentidos

Fundos necessários: $800
$100 compra e produção dos materiais
$200 para o espaço onde será realizada a oficina
$200 para produção/divulgação do evento
$300 para custear o trabalho da artista

Cronograma:
Até 20 de Agosto: Divulgação da oficina
Agosto e Setembro: Processo de inscrições + Preparação dos materiais
08 de Setembro: Realização da Oficina no restaurante Tataoim

Links:

1 Like