[APPLICATION] Programa de Bolsas Artísticas - iancapille.near

  1. Ian Capille (iancapille.near)

  2. Lisboa, Portugal

  3. @ian_na_pandemia (instagram)

  4. iancapille.com

  5. Sou cineasta, artista multimédia, e montador. Nasci no Rio de Janeiro, e vivo em Lisboa desde 2017, onde desenvolvo um mestrado sobre realismo e fantasmas no cinema, sob orientação de Susana de Sousa Dias. Montei filmes de realizadores como Maria Clara Escobar, Diogo Baldaia, Leonardo Mouramateus, e Gabriela Giffoni. Meus trabalhos autorais costumam transitar entre temas como o amor e relacionamentos virtuais, a solidão, e a intensa produção de registros e dados contemporânea. O estudo de fantasmas e fantasmagorias, e sua relação intrínseca com esta produção de registros (e os relacionamentos que surgem dela), atravessa toda a minha obra, desde os primeiros curtas, até minha última exposição de video-instalações. Busco contar histórias ou produzir peças instalativas que nos façam pensar o que quer dizer ser humano hoje em dia, quais os limites e desafios dessa posição, e o que pode nos aproximar em tempos onde o individualismo é quase uma religião. Minhas práticas mais frequentes são a elaboração de diários em grupo, a sobreposição de imagens, a simultaneidade de vozes e linhas narrativas, e a produção de pequenos jogos visuais.

  6. A bolsa da Incubadora será essencial para que eu possa me manter nos meses de Fevereiro e Março apenas concentrado na finalização da minha nova curta. Gravei-a no final do ano passado e estamos agora em fase de montagem - de onde seguirá para a pós-produção. O filme não conta com nenhum financiamento, de forma que executo todo o trabalho no meu tempo livre. Chama-se “O rio e seu labirinto” e conta duas histórias em tempos distintos mas no mesmo espaço. Como não sabemos qual ocorreu antes e qual veio depois, as temporalidades se misturam e transformam a nossa compreensão do tempo e das relações possíveis entre pessoas que não se conhecem.

  7. meus trabalhos encontram-se todos no meu site/portfolio virtual

3 Likes

Hey, Ian! Thanks for your submission!

We hope to announce the winners by February 1st! Good Luck! :dizzy: :star_struck:

Olá, Ian!

Thanks for your application! We had more participants than ever and the selection process was not easy for the jury of this 3rd edition.

We used the following evaluation criteria: » Quality of Artwork » Past Experience » Fitting with Incubadora concept »Quality of application »Impact of the Stipend on the artist/project

It was a very hard decision, but unfortunately, your application was not selected for this edition.

You are more than welcome to apply again in the next rounds! Stay tuned :crossed_fingers:t5: :hugs:

Cheers :purple_heart::dizzy:

Website | NEAR Forum | Instagram | Facebook | Twitter | Telegram | YouTube | Mintbase