[APPLICATION] Programa de bolsas artísticas #6 - dickow.near

  1. Nome e Near ID (Carteira NEAR)
    dickow.near

  2. Localização (cidade e país)
    Aracaju/SE - Brasil

  3. Contas das redes sociais (se houver)
    @samueldickow

  4. Site ou Portfolio ou Bio

O bosque
110 x 90 cm
mista/ madeira
2018

Samuel Dickow inicia sua carreira em 2011 com a individual “Ritmo e Contraste na Ausência do Sentidos”, contemplada pelo prêmio “Convite às artes visuais - Maringá/PR” e apresentada no Teatro Callil Haddad, a exposição tornou pública pela primeira vez um conjunto de obras pictóricas do artista, texto de Jack Holmer. Em 2013 expõe ao público a obra “Dispositivos Móveis”, instalação contemplada pelo prêmio “SESI Arte Contemporânea”, texto de Arthur do Carmo e curadoria de Paulo Reis e Keila Kern. No ano de 2014 Samuel Dickow abre duas exposições individuais; a primeira a convite da Galeria Farol, exposição “Óbvio Improvável”, curadoria de Keila Kern. Contemplado pela quarta edição do projeto Bolsa Produção da Fundação Cultural de Curitiba o artista expõe neste mesmo ano no Solar do Barão, Museu da Gravura e da Fotografia da Cidade de Curitiba, o resultado de seu projeto com a exposição “Sem título - Pinturas de estrada”. Em 2015 participa na Galeria SIM da exposição coletiva “Limiar”, curadoria de Arthur do Carmo e Tony Camargo. No ano de 2017 o artista abre a exposição “Talvez Horizonte: Meios acidentais e a manipulação do acaso” na Galeria SOMA em Curitiba, texto de Bruno Marcelino. Em 2018 expõe no espaço Saracura no Rio de Janeiro a individual “Exposição de bolso” a convite de Bianca Bernardo. Em 2022 participa da exposição Saravá na Galeria Anita Schwartz, Rio de Janeiro, com curadoria de Anita Schwartz e Bianca Bernardo.

  1. Artist Statement - conte-nos sobre a sua prática artística e processo criativo; max. 5-10 frases
    Desenvolve uma pesquisa onde trabalha a representação a partir de um repertório imagético mundano; constrói possíveis narrativas ao passo que tece críticas dentro das problemáticas da representação pictórica e o conceito de imagem. A pintura na obra de Samuel Dickow se entende como ferramenta para a elaboração de imagens que expressam desejos inerentes a subjetividade humana, bem como assimila as questões que se dão na ordem da racionalização estética da linguagem. Sem buscar responder ou complementar a história da crítica e da arte, o objeto de pesquisa do artista se revela no conceito abstrato de imagem e representação, e nas dinâmicas de troca do sujeito em sua realidade subjetiva com o mundo. Entende, em sua prática, que pintar é pensar.

  2. Sinopse do projeto - de que modo esta bolsa contribuirá para o projeto? Que tipo de trabalho artístico está a pensar pesquisar/ começar ou concluir com esta bolsa? qual o objectivo?; max. 5 frases
    O presente projeto de pesquisa se orienta pelo estudo dos direitos fundamentais garantidos pela Constituição Federal de 1988. São eles: os direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, direitos de nacionalidade, direitos políticos e os direitos relacionados a existência e organização de partidos políticos. Tomados como tópicos em uma investigação que parte do contexto político social brasileiro atual e de códigos de linguagem formais, culturais e multidisciplinares, o projeto pretende refletir por meio da linguagem pictórica as relação entre sujeito (indivíduo) e tempo (contexto social). A proposta metodológica da pesquisa se desenvolve em dois eixos , um teórico e outro prático. O primeiro delimita o campos de investigação, o assunto geral - direitos fundamentais. O eixo teórico parte de um olhar para as relações de contingência entre sujeito e Estado , destina-se a produção de um repertório de imagens coletadas durante um período, as quais serão utilizadas no eixo prático dessa pesquisa. Registros fotográficos, bem como imagens oriundas da história do Brasil e da arte são utilizadas na elaboração de pinturas que visam pensar códigos de linguagem e as políticas de representação inerentes às práticas artísticas contemporâneas. O projeto se dispõe a pensar os direitos fundamentais a fim de produzir imagens inspiradas por conceitos e terminologias jurídicas. A pesquisa como um todo aborda os seguintes tópicos: história do Brasil, heranças culturais, desigualdade social, formas de representação, identidade, relação entre sujeito e Estado, liberdade de expressão, direitos humanos, história da arte, pintura, políticas de representação, fotografia , códigos de linguagens e sobre tudo democracia. O objetivo geral da pesquisa se caracteriza pela vontade de construir um pensamento crítico sobre as violações dos direitos fundamentais e os ataques à democracia. Por meio da arte e seus recursos de representação, sem ilustrar o texto constitucional ou promover discursos ideológicos partidários explícitos, a pesquisa pretende refletir nossa sociedade de modo crítico - poético.

  3. Videos / Exemplos de trabalhos ou ensaios recentes ou não - max. 4 (se já não estiverem disponíveis no portfólio/website/plataformas sociais)

Exemplo do tipo de trabalho e resultado formal e estético que essa pesquisa pretende desenvolver, o trabalhoSujeito Ativos em Habeas Corpus Suspensivo evoca alguns dos tópicos apresentados no projeto de pesquisa para residência, o quais podem ser melhor observados na imagem em anexo. Em uma tentativa de construção dialética entre a história da arte e o conteúdo jurídico constitucional a fim de tencionar campos distintos de modo heterotópico, essa pintura se inclina a pensar pontualmente a liberdade de locomoção. O que legalmente garante nosso direito de locomoção em caso de prisão é o habeas corpus, ele pode ser de três tipos; 1- Repressivo: sempre que alguém sofrer violência. 2- Preventivo: ser ameaçado de sofrer violência. 3- Suspensivo: quando a prisão foi declarada, mas o mandato de prisão ainda está pendente de cumprimento. O título da obra trata sobre o terceiro tipo, pois o estado suspensivo indica um entre lugares numa relação entre a liberdade e a privação da liberdade, o que, poeticamente, despertou o interesse criar esse trabalhado, que fala sobre liberdade e movimento. O Cristo, imagem cultural apropriada e figura narrativa histórica, se encontra dentro da pintura multiplicado e solto de sua cruz, entretanto, metaforicamente preso à multiplicação de sua própria image, unido por seus braços. O título da obra contextualiza o Cristo na condição de sujeito ativo, ou seja, aquele que pode impetrar um habeas corpus, sem a necessidade de um advogado. A multiplicação da imagem do Cristo exerce ainda uma outra função, a de criar movimento. Repare que na imagem flagramos três instantes de um mesmo movimento, nos pés calçados com chinelos, encontramos a vontade de evocar tanto a ideia de movimento como a de deslocamento, e nesse sentido o cristo como que dança, e essa operação temporal - que evoca também uma passagem do passado crístico para o contemporâneo - tem como plano de fundo uma herança cultural da estética modernista. O que motiva e contra-argumenta as escolhas das aproximações cromáticas e formais de maneira direta com a série de trabalhos de Matisse ,A Dança, é a adaptação estrutural da composição em um formato rígido e compacto, em Matisse as figuras dançam livres e soltas em roda, no Cristo os passos são comedidos, impetrados por outrem, estreito pelas dimensões reduzidas do plano pictórico. Podemos ainda deflagrar nas expressões faciais do Cristo certa insatisfação da figura central em contraponto as outras duas figuras quem compõe a imagem, suas expressões são desfiguradas, denotando um trânsito emocional decorrente de seu estado de habeas corpus suspensivo. Uma possível leitura é de que paradoxalmente a pintura humaniza o Cristo, o coloca em um julgamento moderno, na imagem ele celebra o livramento da cruz ao mesmo tempo em que conflita com sua nova condição legal, talvez livre, talvez não…

o NEAR não me permite anexar portfolio e imagens pq sou novo

Detalhes técnicos - em processo
título Sujeito Ativo em Habeas Corpus Suspensivo

  • 0.47 x 0.54 x 0.2 m - ano 2022
    Óleo ( Winson e Newton S2)
    sobre tela (linho preparado em gesso acrílico)
1 Like