[APPLICATION] Programa de Bolsas Artísticas #5 - thiagocohen

  1. Nome e Near ID (Carteira NEAR)
    Thiago Cohen (Thiago Pereira Santos) / @thiagocohen

  2. Localização (cidade e país)
    Salvador - Bahia / Brasil

  3. Contas das redes sociais (se houver)
    Instagram - @thi_cohen

  4. Site ou Portfolio ou Bio
    Portfolio - https://thiagocohen.portfoliobox.net/

  5. Artist Statement - conte-nos sobre a sua prática artística e processo criativo; max. 5-10 frases:
    Sou artista da dança e aprendiz de poeta. Atualmente venho pesquisando minha raiz Afro Indígena e junto desse aprofundar em minhas histórias venho desenvolvendo um processo que chamo de Árvore-ser. Estudo dança contemporânea, tenho formação em danças populares brasileiras, Ballet Clássico e dança Afro-brasileira. Nas minhas práticas de dança e encantarias vou investigando a poesia HaiCai como tramaturgia - uma dramaturgia em trama, retalhos e costuras. Estudo o corpo e a palavra e me interessa pensar uma dança gorda, periférica, afro indígena, poética, errante e torta. Sou graduando do curso de dança da universidade Federal da Bahia e atualmente venho criando meus trabalhos autonomamente e em parceria com outres artistas e agrupamentos.

  6. Sinopse do projeto - de que modo esta bolsa contribuirá para o projeto? Que tipo de trabalho artístico está a pensar pesquisar/ começar ou concluir com esta bolsa? Qual o objectivo?; max. 5 frases
    Árvore-ser é um rito dançado que eu venho criando ao longo do processo de isolamento social causado pela pandemia e que me gerou uma serie de materiais e registros escritos, fotográficos e em vídeo sobre procedimentos criados com a chave da poesia do Manoel de Barros: *“Poesia não é para compreender, mas para incorporar. Entender é parede; procure ser árvore”. A ideia é poder criar um caderno de processo em formato virtual pela plataforma Hotglue, onde vou organizar esses materiais e as reflexões geradas nesse dois anos de colheita/processo. Identifico um déficit de matérias disponíveis relacionados a processos de criação em dança e com a bolça poderei me dedicar a organizar e partilhar de maneira livre esses registros e gerar espaços de discussões sobre processos de criação. A bolça possibilitará com que eu possa ter esse tempo de dedicação ao material, curadoria dos textos e imagem e a organização na plataforma Hotglue que é um site livre e com diversas possibilidades para publicações.

  7. Videos / Exemplos de trabalhos ou ensaios (recentes ou não) - max. 4 (se já não estiverem disponíveis no portfólio/website/plataformas sociais):

exemplo de site (esse está em contrução sobre minhas aulas): https://haicaiemmim.hotglue.me/

Olá, @thiagocohen!

Obrigado pela tua candidatura. Tivémos um record de participantes e o processo de selecção foi muito complicado nesta quinta edição.

Os critérios usados foram os seguintes: » Qualidade do Trabalho » Experiência Prévia » Coesão com o projecto da Incubadora e a Open Call »Qualidade da Candidatura »Impacto da bolsa no trabalho do candidato.

Foi uma decisão muito difícil, mas infelizmente a tua candidatura não foi seleccionada para esta edição.

Esperamos receber uma candidatura tua nas próximas edições, e quem sabe possamos colaborar de outras formas.

Abraço :purple_heart::dizzy: