[APPLICATION] Programa de Bolsas Artísticas #5 - nabi.brandao.near

  1. Nome e Near ID (Carteira NEAR)
    Ana Beatriz Henriques Brandão | nabi.brandao.near

  2. Localização (cidade e país)
    Salvador, Brasil.

  3. Contas das redes sociais
    Instagram: @nabi_brandao e @movimentoemfluxo

  4. Portfolio
    portfolio_2021.pdf - Google Drive

  5. Artist Statement - conte-nos sobre a sua prática artística e processo criativo:
    Sou uma artista do movimento, da dança especialmente, por vezes intérprete, curadora, assistente de direção, dramaturga e propositora de projetos de criação. Estou constantemente conectada com uma produção engajada com o contexto e com os espaços que convivo. Há 10 anos trabalho colaborativamente, com coletivos e coletividades temporárias. Esse é um assunto chave na minha criação: quais as questões de se estar junto? Tenho criado a partir da ideia de dialogia e das contradições que carregamos, propondo trabalhos de movimentos expressivos e carregados de uma poética que brinca com o que é literal e metafórico, como o solo “Dobra, uma dança origami” que joga com a ideia de dobrar o corpo e a subjetividade em muitas direções construindo diferentes imagens. Por fim, nesse momento estou organizando minha pesquisa autoral, reconhecendo os pontos de conexão e estruturas - como a mencionada acima - e construindo uma metodologia que pretendo aplicar como a residência “Dobras - danças origami” no 2° semestre de 2022, junto a exposição do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM/BA) sobre utopias e distopias.

  6. Sinopse do projeto - de que modo esta bolsa contribuirá para o projeto? Que tipo de trabalho artístico está a pensar pesquisar/ começar ou concluir com esta bolsa? Qual o objectivo?
    Essa bolsa viabilizará de uma forma sustentável o desenvolvimento da residência de compartilhamento artístico e metodológico “Dobras - danças origami”. Inicialmente uma obra solo coreografada e dançada por mim e desdobrada em um jogo online de composição de corpos humanos e não humanos.
    Desta forma, o programa dará suporte tanto para compra de material como para focar meu trabalho nesse desenvolvimento, que talvez demoraria mais tempo e eu precisaria dedicar meu tempo para buscar outros trabalhos e remunerações.
    O objetivo é compartilhar práticas que consideram a diferença, a coletividade, a dialogia como poéticas e possibilidades de criações artísticas em redes de artistas e não artistas.

  7. Videos / Exemplos de trabalhos ou ensaios:
    Dobra, uma dança origami: Dobra, uma dança origami de Ana Brandão - 04 março 2022.mp4 - Google Drive

Olá, @nabi.brandao!

Obrigado pela tua candidatura. Tivémos um record de participantes e o processo de selecção foi muito complicado nesta quinta edição.

Os critérios usados foram os seguintes: » Qualidade do Trabalho » Experiência Prévia » Coesão com o projecto da Incubadora e a Open Call »Qualidade da Candidatura »Impacto da bolsa no trabalho do candidato.

Foi uma decisão muito difícil, mas infelizmente a tua candidatura não foi seleccionada para esta edição.

Esperamos receber uma candidatura tua nas próximas edições, e quem sabe possamos colaborar de outras formas.

Abraço :purple_heart::dizzy: