[APPLICATION] Programa de Bolsas Artísticas #5 - matheusdesimone.near

  1. Matheus de Simone matheusdesimone.near

  2. Salvador, Brasil

  3. @matheusdesimone (instagram)

  4. matheusdesimone.com (site). Portfólio de artes visuais no link no tópico nº 7.

  5. Bordado, fotografia, vídeo, escultura e instalações são algumas das linguagens a que recorro para expressar o que considero “gestos” — grifos, comentários, deslocamentos e construções que frequentemente tomam como ponto de partida a vontade de investigar noções de confiança, cuidado e proteção, sob contextos de medo, violência e incerteza. Fui finalista do 6º Prêmio EDP nas Artes (Instituto Tomie Ohtake, 2018) e bolsista em artes visuais do programa Lab Cultural (BDMG Cultural, 2020). Participei de salões como a 27ª Mostra de Arte da Juventude (Ribeirão Preto, 2016), Novas Poéticas (Curitiba, 2016) e de exposições em Juiz de Fora, Porto Alegre, Belém, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Palmas, e em Lima, Peru. Entre 2016 e 2021, participei de residências artísticas em Minas Gerias, Rio de Janeiro e Goiás.

  6. O projeto “Danças abissais” consiste em um trabalho de performance e dança. Ao longo dos últimos três anos, fui recebendo de pessoas — próximas ou não – relatos de sonhos seus em que eu aparecia como uma personagem. Pedia para que essas pessoas me enviasse áudios narrando os sonhos, o que se tornou hoje uma pequena coleção de histórias das quais participo. Diante do contexto pandêmico que se instaurou no mundo, dançar esses sonhos foi se tornando uma forma de manter-me próximo a pessoas com as quais o contato foi impedido. É por meio da dança das histórias sonhadas, também, que materializo no mundo possibilidades que, até certo momento, figuravam no campo da fantasia e utopia.

Os sonhos foram se revelando uma cartografia dos tempos sombrios que a pandemia nos trouxe. Estar no meio deles, sob o ponto de vista das pessoas sonhadoras, é como se tivessem me transmutado em um peixe bioluminescente capaz de navegar nas profundezas dos oceanos. “Danças abissais”, portanto, é uma tentativa de fazer do corpo e da dança um barco para construir, com o outro, bordas para as incertezas com as quais sonhamos. O objetivo do projeto é trabalhar para que o resultado gerado seja uma video-instalação.

Acredito ser importante lembrar que, por conta da desvalorização do real em relação ao euro, o valor da bolsa aqui no Brasil e em Salvador é o bastante para uma pessoa pagar boa parte de suas contas mensais. Nesse sentido, trabalhar durante dois meses em um projeto que envolve “dançar sonhos” e ter o incentivo financeiro para que essa dedicação não seja distraída por demandas da vida prática, como ter que me dedicar a outras funções e trabalhos para manter a subsistência, é a principal maneira com a qual a aprovação no programa contribuiria para mim.

Além disso, ter este projeto realizado sob o incentivo do Programa de Bolsas Artísticas NEAR, que vem se estabelecendo e se desejando como uma forma e apoio a artistas de países lusófonos, é uma forma que enxergo de também projetar esse trabalho para além do entorno em que vivo. Pois desejo que este trabalho cresça, que relações com outras pessoas surjam e eventualmente “Danças abissais” se torne um trabalho ainda maior. Poder conquistar isso a partir do Programa da Incubadora seria um privilégio.

  1. Vídeos e exemplos de trabalhos:

@matheusdesimone | Linktree

2 Likes

Olá, @matheusdesimone !

Obrigado pela tua candidatura. Tivémos um record de participantes e o processo de selecção foi muito complicado nesta quinta edição.

Os critérios usados foram os seguintes: » Qualidade do Trabalho » Experiência Prévia » Coesão com o projecto da Incubadora e a Open Call »Qualidade da Candidatura »Impacto da bolsa no trabalho do candidato.

Foi uma decisão muito difícil, mas infelizmente a tua candidatura não foi seleccionada para esta edição.

Esperamos receber uma candidatura tua nas próximas edições, e quem sabe possamos colaborar de outras formas.

Abraço :purple_heart::dizzy:

Olá, @matheusdesimone

Obrigado pela tua candidatura. Tivémos um record de participantes e o processo de selecção foi muito complicado nesta quinta edição.

Os critérios usados foram os seguintes: » Qualidade do Trabalho » Experiência Prévia » Coesão com o projecto da Incubadora e a Open Call »Qualidade da Candidatura »Impacto da bolsa no trabalho do candidato.

Foi uma decisão muito difícil, mas infelizmente a tua candidatura não foi seleccionada para esta edição.

Esperamos receber uma candidatura tua nas próximas edições, e quem sabe possamos colaborar de outras formas.

Abraço :purple_heart::dizzy: