[APPLICATION] Programa de Bolsas Artísticas #5 - Jeovana_dutra

  1. Nome e Near ID (Carteira NEAR)
    Jeovana Maria Ferreira Dutra
    Jeovana_dutra

  2. Localização (cidade e país)
    São Paulo - Brasil

  3. Contas das redes sociais
    Instagram: @jeovana_dutra

  4. Site ou Portfolio ou Bio
    Jeovana Dutra, 23 anos, bailarina contemporânea, bgirl e bacharel em educação física. Atualmente trabalha com a Cia Carne Agonizante e se envolve em projetos relacionados ao breaking na cidade de São Paulo, foi residente na Cia Jorge Garcia no projeto “Take a Deep Breathe” e aluna nas aulas de dança contemporânea com Vanessa Macedo, Ricardo Januário, Henrique Lima e Diogo Granato. Em 2021 trabalhou com Flávia Tápias no ROTAS BRASIS BH, Diogo Granato na residência artística no C.O.R.P.O e Mário Nascimento na residência artística no Dança em Trânsito. Além disso foi intérprete em Solos Selvagens (2021) - filme e performance de Rosa Antuña - e intérprete criadora em Passadouro, solo em co-criação com Jorge Ferreira - estreia online na Mostra Icamiabas de Dança Contemporânea de Minas Gerais. Além disso, estreou o videodança “Entrever” na programação do Memorial Minas Vale - criação autoral - e participou da 4ª edição do Curta Dança com o duo Nús-indivíduas (2019). Em sua formação estão inclusas técnicas de dança contemporânea, improvisação, breaking, teatro, danças urbanas e samba de gafieira.

  5. Artist Statement - conte-nos sobre a sua prática artística e processo criativo; max. 5-10 frases
    Minha prática e pesquisa gira em torno da dança contemporânea e do breaking, com objetivo de unir essas técnicas em uma dança que busca o chão as vezes como um lugar de mola, as vezes como um lugar de mergulho, além de compreender a distribuição de energias para aquilo que é dançado em plano alto, médio e baixo, criando uma movimentação que provoca ondas. Além disso, essa pesquisa passa pelo processo de compreender historicamente os diferentes contextos onde a dança contemporânea e a cultura Hip Hop surgem e se desenvolvem (principalmente aqui no Brasil, com forte influência da capoeira) trazendo essas questões para o corpo de maneira criativa e dramatúrgica.

  6. Sinopse do projeto - de que modo esta bolsa contribuirá para o projeto? Que tipo de trabalho artístico está a pensar pesquisar/ começar ou concluir com esta bolsa? Qual o objectivo?; max. 5 frases
    A bolsa contribuirá me possibilitando estar presente nos espaços onde posso ter aulas de dança contemporânea e breaking, além de possibilitar minha ida em eventos da cultura Hip Hop, residências e workshops que envolvam o projeto. O projeto é a criação de uma linguagem “contemporânea de rua” desenvolvida através do estudo corporal e histórico dessas danças citadas, posteriormente, tem objetivo de criação de espetáculos e oficinas para disseminação de todo esse conhecimento.

  7. Videos / Exemplos de trabalhos ou ensaios (recentes ou não) - max. 4
    Treinos dentro das linguagens de estudo (o site permitiu somente envio de 2 vídeos):
    Improvisation skills - YouTube

2 Likes

Olá, @Jeovana_dutra !

Obrigado pela tua candidatura. Tivémos um record de participantes e o processo de selecção foi muito complicado nesta quinta edição.

Os critérios usados foram os seguintes: » Qualidade do Trabalho » Experiência Prévia » Coesão com o projecto da Incubadora e a Open Call »Qualidade da Candidatura »Impacto da bolsa no trabalho do candidato.

Foi uma decisão muito difícil, mas infelizmente a tua candidatura não foi seleccionada para esta edição.

Esperamos receber uma candidatura tua nas próximas edições, e quem sabe possamos colaborar de outras formas.

Abraço :purple_heart::dizzy: