[APPLICATION] Programa de Bolsas Artísticas #5 - isadora.near

1 - Isadora Dantas; isadora

2 - Lisboa, Portugal

3 - instagram: @isaadoradantas; facebook: Isadora Dantas

4 - https://isadoradantas.hotglue.me/

5 - Danço todos os dias, ou seja, escuto que investigação vai sendo antes de tudo o trabalho de fundo de nutrir a potência da dança, do corpo, da existência. Ou seja, ouvir o aparecer do gesto desde essa fonte de potência que é corpo. Com isso vou aprendendo que ainda que se escute um caminho coreográfico muito específico o corpo carrega consigo uma elasticidade interna que faz com que esse caminho seja sempre outro. Esse trabalho já é criação… mas a mim interessa demorar com a dança, até o momento em que se insinuam algumas insistências, alguns desejos do corpo, do que vestir, de onde estar, algumas qualidades do gesto começam a despontar. São pistas que gosto de farejar pois são elas, possivelmente, que vão me segredar o nascer de uma peça de dança, a criação mais adensada, por assim dizer.

6 - Em abril deste ano trouxe ao aparecer um solo de dança que nomeei Sete Poemas. Trata-se de uma coleção de poemas em movimento, a poesia do gesto. Cada um traz um corpo único, tem uma cor específica. Sinto que há neste solo muita matéria de criação, que alguns dos poemas podem se desgarrar e virar uma outra peça, que posso trabalhar as especificidades de cada um destes corpos e ver o que se abre de cada um. Tenho me interessado pelo primeiro e pelo quarto poema (que podem encontrar no site que indiquei acima). Quero trabalhá-los como momentos mais alongados, ouvindo que podem ser a porta para uma outra criação. Esta bolsa me daria um suporte financeiro para começar a me dedicar a este trabalho. Estes dois meses de trabalho decorrerão no c.e.m - centro em movimento, que tem acolhido este caminho investigativo. A comunicação de um processo de criação é algo que me interessa muito, por isso ao final de cada mês de trabalho quero fazer uma abertura de que vai sendo experimentado.

7 - Ver vídeos da página indicada em portfólio. Também há vídeos no perfil do instagram.

Muito Obrigada!

2 Likes

Olá, @isadora !

Obrigado pela tua candidatura. Tivémos um record de participantes e o processo de selecção foi muito complicado nesta quinta edição.

Os critérios usados foram os seguintes: » Qualidade do Trabalho » Experiência Prévia » Coesão com o projecto da Incubadora e a Open Call »Qualidade da Candidatura »Impacto da bolsa no trabalho do candidato.

Foi uma decisão muito difícil, mas infelizmente a tua candidatura não foi seleccionada para esta edição.

Esperamos receber uma candidatura tua nas próximas edições, e quem sabe possamos colaborar de outras formas.

Abraço :purple_heart::dizzy: