[APPLICATION] Programa de Bolsas Artísticas #5 - Gabriel Fiuza

Nome e Near ID (Carteira NEAR): Gabriel Guimarães Vieira Fiuza

Localização (cidade e país): Brasília, Brasil.

Contas das redes sociais (se houver): @bielfiuza

Site ou Portfolio ou Bio: Portfólio

Artist Statement - conte-nos sobre a sua prática artística e processo criativo; max. 5-10 frases
Gabriel Fiuza (21 anos) é dançarino, estudante e praticante de movimento. Seu envolvimento com a dança se deu ainda na infância, aos dez anos de idade começou sua vivência com as danças afro vernaculares estadunidenses. Aos 14 anos, passou a se aprofundar no estudo das estéticas urbanas Hip-Hop e House Dance, no âmbito da improvisação, contexto este que é, desde então, seu maior foco. As experiências que teve coletivamente o possibilitam a experimentação de uma linguagem cada vez mais própria e híbrida entre as danças urbanas norte-americanas, o contemporâneo e as danças brasileiras. Através do estudo do movimento no interior da perspectiva apresentada pela escola Pratique Movimento (método Ido Portal), experimenta a corporeidade, também, em domínios que não são tangenciados pela dança.
Toma proveito de seus estudos em Física e Filosofia para alimentar sua movimentação e suas reflexões sobre contextos criativos diversos.

Sinopse do projeto - de que modo esta bolsa contribuirá para o projeto? Que tipo de trabalho artístico está a pensar pesquisar/ começar ou concluir com esta bolsa? Qual o objectivo?; max. 5 frases
“Dança em Fluxo” constituirá uma pesquisa cuja proposta é estudar uma dança que nasce do quarto (acomodação), movimentação íntima, meditativa, improvisada, de formas orgânicas e expressiva das fantasias que ali se vive particularmente. Quer-se extrapolar o ambiente do quarto, compartilhar a dança escondida, trazer a potência da dança livre, catártica e, também, simples para fora das quatro paredes, de modo a explorar este contexto motriz também em maiores amplitudes. Alguns elementos constitutivos dessa pesquisa são movimentos atônitos e “jogados”, saltos reativos, Top Rock (Breacking), giros caóticos, movimentos rápidos e agressivos e a conexão com a pulsação musical, a luz de uma linguagem situada na interface das danças afro vernaculares estadunidenses, a dança contemporânea e as danças brasileiras. A bolsa será de inestimável valor na medida que irá amparar o artista financeiramente. Pretende-se criar um espetáculo solo no curso do projeto a partir da experimentação do ambiente criativo ao qual se fez menção.

Videos / Exemplos de trabalhos ou ensaios (recentes ou não) - max. 4 (se já não estiverem disponíveis no portfólio/website/plataformas sociais)
Vídeo 1 - Células de movimento motrizes da pesquisa: (Vídeo 1 - Células motrizes - YouTube)
Vídeo 2 - Improviso Inspirador da Proposta: (youtu.be/rVaLQfHunn8) (*acrescentar (https:// a frente)
Vídeo 3 - Improviso Inspirador da Proposta: (youtu.be/2loHgieT288) (*acrescentar (https:// a frente)

2 Likes

Olá, @Gabriel_Fiuza !

Obrigado pela tua candidatura. Tivémos um record de participantes e o processo de selecção foi muito complicado nesta quinta edição.

Os critérios usados foram os seguintes: » Qualidade do Trabalho » Experiência Prévia » Coesão com o projecto da Incubadora e a Open Call »Qualidade da Candidatura »Impacto da bolsa no trabalho do candidato.

Foi uma decisão muito difícil, mas infelizmente a tua candidatura não foi seleccionada para esta edição.

Esperamos receber uma candidatura tua nas próximas edições, e quem sabe possamos colaborar de outras formas.

Abraço :purple_heart::dizzy: