[APPLICATION] Programa de Bolsas Artísticas #5 - Fabito.near

Nome e Near ID (Carteira NEAR)
Fabito

Localização (cidade e país)
Caruaru/ Pernambuco/ Brasil

Contas das redes sociais (se houver)
Instagram @fabitto.lefou

Site ou Portfolio ou Bio
Portfólio

Artist Statement
Minha trajetória artística começa na cultura popular contemporânea, quando em 2012 me torno o mito de origem e fundador do bloco de Carnaval Te Pego no Cantinho do Butantã, uma vanguarda carnavalesca. O que vivemos no Te Pego no Cantinho pode ser entendido como experiência mitológica, performática e estética do processo histórico da retomada do Carnaval de rua de São Paulo nesse início de século XXI.

Em 2013, nasci Shanawaara, persona performática que atuava no limite entre a ficção e a realidade, experiência fluída dos gêneros humanos, afetivos, sexuais, estéticos. Ao longo da existência, Shanawaara tornou-se um produto marginal do espetáculo queer latino americano e morre em 2017 no Rito Funeral no Largo de Osasco, último ato da persona na minha cidade de origem.

A partir dessas experiências e do refutamento da transformação da minha existência mítica em produto artístico, venho desenvolvendo a Antroperformagia, estética surgida no encontro entre a Antropologia, performance e a mística da luta sem terra. Da Antropologia, minha referência primitiva é “A Queda do Céu” do xamã Yanomami David Kopenawa e a teoria do perspectivismo desenvolvida pelo antropólogo Eduardo Viveiros de Castro; da performance, busco a consciência do estado performático e transformações culturais possibilitadas a partir dos happenings e suspensão da realidade; da Mística, alcançamos o potencial revolucionário, ritualístico, religioso (religare).

Por fim, eu sou coordenador de cultura do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra no estado de Pernambuco (MST/PE) e mestrando em estudos culturais do Programa de pós graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), cátedra da União das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Esses espaços políticos e de produção de conhecimento determinam minhas obras. Além de performer, sou compositor e roteirista.

Sinopse do projeto
Essa bolsa possibilitará a pré-produção, produção e primeira temporada da instalação “Despacho de diva” e da vídeo performance “A morte em três atos” que retrata a fase final da persona performática Shanawaara no ano de 2017, ciclo seguinte ao golpe parlamentar sofrido no Brasil. Durante os meses do financiamento será realizada a edição e finalização de A morte em três atos, a criação de legenda em português, espanhol, inglês, compra de material para a instalação e temporada da obra no Centro de Formação Paulo Freire do MST, em Caruaru, no Agreste do estado de Pernambuco. As ações ocorrerão entre julho e agosto de 2022.

Despacho de diva é altar profano com referência à Fiesta de los Muertos do México e irá apresentar símbolos religiosos, santos LGBTs, signos carnavalescos, velas comuns e em formato de membros humanos, pão de morto, frutas, bandeirolas, tecidos; pétalas, cachaça, galinha, farofa e outros elementos da macumba do candomblé; facão, roupas e peruca da persona queer Shanawaara, símbolos latinos de tradição católica e cultura indígena relacionada à Morte.

Três atos para a Morte é uma trilogia performada por Shanawaara, ainda sem consciência, composta pelas experiências “Shana na Amazônia”, “Europa” e “Rito Funeral no Largo de Osasco”. “Shana na Amazônia” aconteceu em 1° de maio de 2017, dia de greve geral quando Shanawaara estava em Tabatinga, tríplice fronteira amazônica entre Brasil, Colômbia e Peru. A região isolada pela floresta e pelo rio Solimões é conhecida pelos conflitos em decorrência do tráfico de cocaína vinda da Colômbia e por exercícios militares dos EUA. A população é formada por brancos, Tikunas, diversas etnias originárias de Abya Yala. Um território isolado e em constante movimento. Shanawaara dirige-se ao porto brasileiro para uma mitológica performance e Amazônia, uma deusa, transforma-se em assassina de Shanawaara. “Europa” foi gravada em junho de 2017 durante residência artística no Centro Europeu de Artes Hellerau em Dresden (Alemanha) e intervenção no monumento do Marquês de Pombal em Lisboa. O “Rito Funeral no Largo de Osasco” é um ato à Morte, emocionante retorno da performer a sua cidade natal, levando as moradoras de rua da cidade e crianças viada presentes à extrema emoção e delírio.

Vídeos / Exemplos de trabalhos ou ensaios (recentes ou não):
Video La Muerte

1 Like