(APPLICATION) Programa de bolsas artísticas #5 - Cia. Pássaro de Presságio

  1. Nome e Near ID (Carteira NEAR)
    Pássaro de Presságio -

151dae4b7458578b8068594ab63b703ff6b04192323d6f026aa028db5ad36d36

2.Localização (cidade e país)
São Paulo, Brasil.

3. Contas das redes sociais (se houver)
IG:@anataliakaram @leonardoalliv

4. Site ou Portfolio ou Bio

https://www.canva.com/design/DAFBFHZlKho/QSLT3dCJMXQtEUrZp-7X7Q/view?website#4

  1. Artist Statement - conte-nos sobre a sua prática artística e processo criativo; max. 5-10 frases

Nos, Natália Karam e Leonardo Villa co-fundamos a cia. Pássaro de Presságio em 2020; na qual desenvolvemos pesquisa, treino, educação e trabalho criativo, utilizando o teatro físico e a dança como linguagem; na mídia de video dança. Trabalhamos nós 2 e também com bailarinos e cineastas convidados.

Criamos coreografias explorando o pressuposto psicanalítico de ser habitado por diferentes entidades, em um espaço onde a sensibilidade está aflorada e a mente quieta. Começamos a criação com exercícios de improvisação, provocados por imagens, sensação e memória, histórias, sons… Nos deixamos abertos para seguir o que apareça, transformando os impulsos em ação, qualidade de movimento, ritmo, imagens, relações e maneiras de ocupar o espaço. Com este material trabalhamos e fixamos uma partitura de movimento. Na última etapa, implementamos a linguagem cinematográfica para terminar de articular o conceito e significado da obra artística e assim criar o seu universo único. Os processos de vida e reflexões pessoais dão fundamento ao material artístico para criação das nossas obras.

6 Sinopse do projeto - de que modo esta bolsa contribuirá para o projeto? Que tipo de trabalho artístico está a pensar pesquisar/ começar ou concluir com esta bolsa? Qual o objectivo?; max. 5 frases

O presente projeto tem como objetivo pesquisar artisticamente a pregunta: Quais são os mecanismos ideológicos operantes que sustentam os contratos sociais que definem quais corpos tem direito a existência, e quais não?

A bolsa ajudara a subsidiar o trabalho das pessoas que geraram material artístico a traves um treinamento baseado nas práticas, estéticas e poéticas de dança-teatro desenvolvidas no passado pela companhia.

Os ensaios serão 3 vezes por semana, com uma duração de 4 horas, dedicando 2 horas a treinos e 2 horas a criação na sala onde a companhia tem atualmente residência.

O material gerado sera a base para construir o nosso próximo videodança. Se tem a meta e a parceria para gravar o novo videodança em Julho.

2 Likes